0

Usos da maisena que você não conhecia

Amido de milho além da cozinha: conheça os diversos usos da maisena e como ela pode facilitar a sua vida de outras formas

23 set 2019
18h32
  • separator
  • 0
  • comentários

A maisena ou amido de milho, é uma farinha bem fina feita de milho. É muito usada na culinária para engrossar caldos e para o preparo de cremes, bolos e outras receitas. Porém seu uso não se limita à cozinha, podendo ser usada de muitas formas diferentes! Confira aqui dicas de usos da maisena que você não conhecia:

Conheça os usos alternativos do amido de milho
Conheça os usos alternativos do amido de milho
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Usos da maisena que você não conhecia: confira dicas

Máscara hidrante para os cabelos

Passar amido de milho nos cabelos é excelente para os fios! Além de ajudar no combate ao frizz, mantendo os fios mais alinhados, a maisena também provoca uma sensação de maciez e muito brilho, deixando o cabelo mais pesado e bonito. Confira uma receita desta máscara capilar hidratante maravilhosa:

Ingredientes

1/2 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de leite de coco

150 ml de água

2 colheres (sopa) de algum creme de massagem de sua preferência

1 colher (sopa) de óleo de coco

Modo de preparo

Dissolva o amido de milho na água.

Em uma panela pequena, junte essa mistura ao leite de coco e leve ao fogo.

Mexa sem parar até o creme engrossar e formar uma consistência de mingau (não pode endurecer muito, a mistura deve ser cremosa).

Transfira o mingau para um recipiente e junte o creme de massagem de sua preferência e óleo de coco.

Misture bem até ficar homogêneo.

Reserve até amornar.

Quando estiver morno para frio, aplique nos fios (pode lavar com shampoo antes de aplicar a mistura) e deixe com uma touca térmica por 20 a 30 minutos. Depois enxágue e passe condicionador. Finalize como de costume.

Shampoo a seco

Está frio e não quer lavar os cabelos? Sem problema! Basta passar amido de milho na raiz dos fios, para que absorva a oleosidade, deixando os fios com aparência de limpos.

Tira-manchas de roupas

Faça uma pasta de água e maisena e aplique sobre a mancha na roupa. Deixe que a pasta seque, você pode levar ao sol para acelerar o processo. Enxágue e lave como de costume. Repita o processo de achar necessário.

Limpeza facial

Que tal um sabonete facial caseiro sem aditivos químicos e industrializados? Basta adicionar uma colher de amido de milho, uma colher de glicerina e uma xícara de água em uma panela. Leve ao fogo e mexa até engrossar e virar um creme. Deixe esfriar e utilize sobre a pele, por 20 minutos.

Assaduras

Em dias de calor, as assaduras tomam conta, não é mesmo? Passe amido de milho em pó no local "assado", melhora a ardência imediatamente e evita o atrito da pele.

Talco

Utilize um pouco de amido de milho em pó nos pés e no próprio calçado, antes de usá-los. Isso evita o suor e o mau cheiro.

Limpar joias de prata

Faça uma pasta de água e maisena e aplique sobre a joia que deseja limpar. Deixe secar e depois dê uma polida, para que a joia volte a brilhar.

Tirar cheiro de mofo de livros

Polvilhe bastante amido em pó nas páginas do livro que quer limpar. Deixe descansar por uma noite. No dia seguinte, sacuda o livro e retire o excesso.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade