19 eventos ao vivo

Truques de confeitaria para fazer em casa: confira 8 dicas

Confira os melhores truques de confeitaria para fazer em casa e arrasar na preparação de doces e bolos como um confeiteiro profissional

16 nov 2019
11h31
  • separator
  • 0
  • comentários

A confeitaria é uma paixão para muitas pessoas, mas fazer doces e bolos pode não ser tão fácil, pois existem muitas regrinhas a seguir para um bom resultado. A confeitaria é a arte da precisão e também dos truques, uma vez que os confeiteiros têm várias dicas para facilitar a vida na hora de fazer bolos e doces. Confira 8 truques de confeitaria para fazer em casa e cozinhar feito um profissional:

Confira os melhores truques de confeitaria para reproduzir em casa
Confira os melhores truques de confeitaria para reproduzir em casa
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Confira os truques de confeitaria para fazer em casa

Encher o saco de confeiteiro sem dificuldade

Uma maneira rápida e prática de encher o saco de confeiteiro, sem que ele fique escorregando ou "fugindo", é colocá-lo dentro de um copo alto ou jarra, e assim enchê-lo com uma colher ou espátula. É mais prático e vai te poupar tempo!

Caramelo perfeito

Para fazer o caramelo perfeito, existem três dicas fundamentais: quando colocar o açúcar na panela, com um pincel culinário ou uma espátula de silicone molhada com água, "limpe" as paredes da panela para evitar que os grãos cristalizem da maneira errada. Não mexer o caramelo é muito importante: deixe que ele derreta sozinho! Além disso, é preciso estar de olho na temperatura pois o caramelo queima com facilidade, então, a dica é desligar um pouco antes de estar completamente derretido e deixar que o calor já adquirido finalize o processo.

Bolos molhadinhos

Bolos molhadinhos são muito mais saborosos, por isso invista em caldas para molhar seus bolos. Uma boa dica é usar bebidas alcoólicas para fazer essas caldas, como rum e conhaque, por exemplo. Para molhar o bolo, use uma garrafa com vários furinhos, tipo um "chuveiro" para molhar uniformemente seu bolo, garantindo que ele fique umedecido por igual. Se não tiver uma garrafa assim, você pode fazer furinhos em uma garrafa de plástico.

Untar a forma com chocolate

Para preparações com chocolate, você pode substituir a farinha de trigo por chocolate ou cacau em pó na hora de untar a forma. Isso vai garantir um aspecto mais bonito à massa, além de mais sabor de chocolate, que nunca é demais!

Massa de bolo uniforme e sem ar

Quando despejar a massa de bolo na assadeira, bata a forma repetidamente na bancada para assentar a massa. Em seguida, gire a forma rapidamente algumas vezes. Isso fará com que a massa de espalhe de maneira homogênea pela assadeira, além de tirar o ar da massa.

Sacos de confeiteiro práticos

Se você não tem saco de confeitar em casa e o bolo já está assando, não se desespere: basta usar um saco plástico mais grosso e fazer um corte em uma de suas laterais. Você também pode fazer sacos de confeiteiro com papel-manteiga: basta fazer uma dobradura em formato de cone e usar. Superprático e rápido!

Corrigindo o açúcar

Se você provar sua sobremesa e achar que está muito doce, não precisa desistir dela e jogar fora. Adicione pelo menos 4 gotas de vinagre branco: isso vai equilibrar o doce!

Sal como aliado

Toda vez que for fazer uma sobremesa, não esqueça de um ingrediente: o sal. Isso mesmo: dentro da confeitaria o sal funciona como um grande aliado por ajudar a apurar o sabor, fazendo com que sua sobremesa fique ainda mais saborosa. Por isso, invista em uma pitadinha de sal como elemento especial!

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade