0

Tofu: o que é, como usar e benefícios para a saúde

Já ouviu falar em tofu? Saiba do que ele é feito, onde utilizá-lo e quais os seus benefícios para a saúde!

10 jan 2018
16h58
atualizado às 17h38
  • separator
  • comentários

O tofu é um "queijo" feito a partir do leite de soja fervido e coado, como na produção nos queijos tradicionais. Esse alimento vem tomando cada vez mais lugar de destaque nas receitas hoje em dia, uma vez que pode ser consumido sem medo por intolerantes à lactose e também pelos veganos, que não consomem produtos de origem animal. Muito versátil e nutritivo , ele vem ganhando espaço na cozinha brasileira, sendo um ótimo substituto para queijos mais cremosos, como a ricota.

O tofu é feito com leite de soja
O tofu é feito com leite de soja
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como usar o tofu

Muito consumido na culinária oriental , o tofu ganhou fãs no Ocidente nos anos 80, sendo mais consumido em saladas, caldos, refogados e também grelhado. De uns tempos pra cá, por sua ótima consistência, tem sido muito consumido como patê ou em
recheios de tortas, quiches, panquecas e massas em geral. Além disso, seu sabor neutro faz com que ele seja muito versátil no preparo de pratos tanto salgados quanto doces, pois acaba tomando o sabor dos ingredientes que o acompanham.

Benefícios do tofu

Entre os benefícios comprovados do consumo desse alimento tão nutritivo estão a prevenção de algumas doenças, como a osteoporose e doenças cardiovasculares . Além de ser rico em cálcio e ômega 3, ele é muito proteico e menos calórico que os queijos de origem animal, inclusive o branco. O alto índice de isoflavonoides do tofu também é um aliado na prevenção do câncer de mama, colo de útero e próstata e na redução dos sintomas da menopausa.

Receitas com tofu

São diversas as possibilidades do queijo de soja na cozinha e uma ideia bastante prática e gostosa para utilizar esse alimento é fazendo um delicioso patê para acompanhar seu pão, torrada ou mesmo algum legume cortado cru (como cenoura e pepino em palitos). De consistência superleve e sabor suave, esse queijo vegetal fica incrível acompanhado de azeite, ervas frescas e especiarias. Essa receita é bem simples e você pode variar os óleos e temperos de acordo com sua preferência e disponibilidade.

Torrada com patê de tofu
Torrada com patê de tofu
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Patê de tofu com ervas frescas e especiarias

Ingredientes

300 g de tofu

1/4 de xícara de azeite de oliva

1/2 colher (chá) de pimenta calabresa

sal a gosto

folhas de manjericão, salsinha e coentro

especiarias de sua preferência (zatar, chimichurri, manjerona, orégano, lemon pepper)

Modo de fazer

Lave bem as folhas das ervas frescas e leve todos os ingredientes a um processador ou liquidificador. Vá batendo na velocidade mínima até obter a consistência de patê. Pare e mexa de vez em quando caso seja necessário, para não queimar seu aparelho. Leve à geladeira para firmar um pouco e está pronto para servir com o acompanhamento que você mais gostar.

Dicas

Tofu com molho de soja, cebolinha e gergelim
Tofu com molho de soja, cebolinha e gergelim
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O tofu pode ser encontrado pronto para venda em lojas de produtos naturais ou especializadas em produtos orientais, mercados municipais e também em alguns supermercados. Também é fácil fazer o queijo de soja em casa . Ainda que o processo seja um pouco demorado, vale a pena a experiência! Você pode aprender a fazer o tofu caseiro no TudoGostoso. Lá você também encontra receitas diferentes e deliciosas que levam o tofu na composição. E lembre-se sempre: ingredientes versáteis como esse são um prato cheio para sua criatividade. Pegue as referências e crie de acordo com seu gosto e também com o que estiver disponível. Esse é o verdadeiro prazer da arte da cozinha!

Veja mais receitas no Tudo Gostoso

Empada cremosa de queijo
Yakissoba especial
Bruschetta de cogumelos

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade