0

Tipos de fogão: conheça os diferentes modelos e saiba mais sobre eles

Confira no blog do TudoGostoso as características dos diferentes tipos de fogão e veja qual é o mais adequado para a sua casa

24 out 2019
15h59
  • separator
  • 0
  • comentários

Você sabia que existem vários tipos de fogão? Com a tecnologia da atualidade, existem muitas versões diferentes, de todos os preços e modelos possíveis. Confira essa matéria e saiba quais são os tipos de fogão disponíveis no mercado e conheça a diferença entre eles:

Conheça os diferentes tipos de fogão disponíveis no mercado
Conheça os diferentes tipos de fogão disponíveis no mercado
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Saiba mais sobre os tipos de fogão

Fogão de piso

É o mais comum e simples de instalar: basta encaixar seus pés e está pronto! Normalmente vêm nas opções 4, 5 e 6 bocas, além de terem vários tamanhos diferentes para se adequarem a qualquer cozinha.

Fogão embutido

É o tipo de fogão ideal para cozinhas planejadas ou para cozinhas muito pequenas. Por não terem pés nem acabamentos laterais, eles devem ser encaixados em móveis ou bancadas, o que economiza espaço e facilita na hora da limpeza. Para isso, não é preciso medir antes da compra para que não aconteçam erros e ele possa ser encaixado corretamente na cozinha.

Fogão elétrico

Os fogões elétricos são modelos mais tecnológicos e cheios de aparatos especiais que facilitam sua vida na cozinha. Além do acendimento superautomático, eles costumam vir com dois fornos, um elétrico e um a gás, além de relógio para avisar quando a comida está pronta, ventiladores de dissipação de calor para assar melhor, termômetro para assar carnes, forno a vapor e outros.

Cooktop é prática e charmosa
Cooktop é prática e charmosa
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Cooktop

O cooktop tem conquistado os amantes de culinária por seu design bonito e inovador, além de economizar espaço na cozinha. Tradicionalmente instalado sobre uma bancada, o cooktop é superfácil de limpar e há três tipos: elétrico, a gás e por indução. O cooktop a gás é o mais parecido com o fogão tradicional, podendo ser manual, automático ou superautomático, e funciona com o gás natural como combustível. O cooktop elétrico é mais prático e fácil de manusear, pois não perde calor e mantém melhor a temperatura, preparando assim os alimentos mais rápido. Já o cooktop por indução é o mais moderno e permite total controle da temperatura por um painel de touch, além de não perder calor e ter um sistema de desligamento automático assim que se tira a panela, fazendo com que a placa esfrie e previna acidentes. Incrível, né?

Fogão industrial

Próprio para uso profissional, o fogão industrial tem capacidade para panelas muito grandes, além de ser bem espaçoso e largo, possibilitando que tenha uma chama maior que a do fogão doméstico. Além disso, permitem a instalação de chapas para grelhas e fornos especiais, sendo essencial em cozinhas profissionais. Tudo que um chef precisa, né?

Fogão a lenha

Típico em fazendas e casas do interior, o fogão a lenha funciona com o uso da combustão causada pela queima da lenha, o que faz com que solte muita fumaça, não sendo indicado, assim, para espaços pequenos e que não tenham um exaustor. Hoje existem diversos modelos que podem ser usados dentro de casa, trazendo um toque de antiguidade para sua cozinha. Além disso, esses fogões são extremamente duráveis, tendo um ótimo custo-benefício.

Fogão portátil

Perfeitos para viagens e festas, esses fogões, normalmente com duas bocas, funcionam a gás ou por resistência elétrica. Muito práticos, leves de carregar e cômodos, eles são perfeitos para te acompanharem por aí e te ajudarem na hora do aperto.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade