4 eventos ao vivo

Teste da água fria para pontos de bala: como identificar

Para fazer receitas que precisam de calda de açúcar, confira o que é o teste da água fria para pontos de bala!

14 set 2018
18h06
  • separator
  • comentários

Para fazer muitas receitas, é necessário preparar uma calda de açúcar. Para fazer isso, o ideal é ter um termômetro culinário: a calda passa por vários estágios enquanto a temperatura aumenta e, para acertar o ponto, o termômetro é o instrumento ideal. No entanto, se você não tem esse utensílio em casa, você pode utilizar o teste da água fria, que mede a temperatura da calda de acordo como ela fica quando derramada na água fria. Para isso, você deve pegar 1 colher da calda e derramar um copo de água bem gelada (atenção: sem gelo) e analisar sua consistência. Está fazendo uma receita que pede que a calda esteja em ponto de bala mole? Confira como identificar através do teste da água fria para pontos de bala:

Calda na panela
Calda na panela
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Teste da água fria para pontos de bala: como identificar

Ponto de fio (106 a 112°C): a calda forma fios finos e curtos na água gelada. Ponto ótimo para fazer frutas cristalizadas.

Ponto de bala mole (112 a 118°C): a calda forma uma bola macia na água gelada mas, quando retirada dela, ela se espalha. Ideal para fazer fondant.

Ponto de bala firme (118 a 121°C): a calda pode ser modelada e é maleável, que perde a forma quando é apertada. Ponto bom para caramelos.

Ponto de bala dura (121 a 130°C): quando retirada da calda, a bola firme consegue ser modelada e é grudenta. Esse ponto é ideal para fazer marshmallow e torrone.

Ponto de crosta mole (132 a 143°C): a calda forma fios firmes e maleáveis. Vai fazer bala? O ponto de crosta mole é o que você procura.

Ponto de crosta dura (148 a 154°C): a calda se solidifica e quebra em pedaços. Ideal para fazer pirulitos.

Ponto de caramelo (acima de 160°C): calda dourada, que se torna mais escura quando fica mais tempo no fogo. Use o ponto de caramelo para fazer pralinê.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade