0

Terrine: o que é, como fazer e 15 receitas do TudoGostoso

Você sabe o que é terrine? O tradicional acompanhamento francês é supersimples de fazer e delicioso, confira e aprenda receitas do TudoGostoso!

15 out 2019
15h30
  • separator
  • 0
  • comentários

Você sabe o que é terrine? O famoso prato francês, muitas vezes confundido com patê, é um acompanhamento superespecial para festas e para ceias de fim de ano! Confira dicas de como fazer e receitas incríveis do TudoGostoso para você reproduzir em casa:

Confira o que é terrine e aprenda receitas do TudoGostoso
Confira o que é terrine e aprenda receitas do TudoGostoso
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O que é terrine

Terrine, na verdade, é uma forma de preparo: consiste em uma forma retangular ou redonda - conhecida na França como terrine, por isso o nome - no qual se é possível assar ou fazer preparos frios de carnes, queijos e até doces. Além disso, os patês são tradicionalmente preparados em terrines, sobretudo o foie gras. Sendo assim, a terrine pode ou não ser um patê, mas o que lhe confere a característica principal é seu formato retangular ou redondo, de consistência macia. Geralmente, seu modo de preparo envolve uma camada exterior, que pode ser feita com carnes, legumes laminados ou até mesmo massa folhada, além de um recheio denso e macio.

A terrine é um acompanhamento muito tradicional, mas também pode ser servida como entrada, aperitivo ou sobremesa, se for uma preparação doce, e é sempre servida fria. É uma delícia e vale a pena experimentar!

Dicas de como fazer terrines em casa

Para fazer a terrine, é preciso ter uma forma ou refratário fundo em forma de retângulo ou círculo. Por ser uma receita que depende também de uma boa apresentação estética, a nossa dica para não errar na montagem da terrine e garantir que ela saia perfeita é: se for fazer uma terrine assada, dê preferência para uma forma de vidro e unte bem com bastante manteiga, isso faz com que ela saia com facilidade depois de pronta.

Mas, se a sua terrine não vai ao forno, você pode usar plástico-filme para que ela fique perfeita! Basta cortar o plástico-filme em um tamanho maior que o da sua forma, pois ele precisa sobrar do lado de fora para auxiliar a desenformar. Depois disso, com muito cuidado, pressione o plástico-filme contra as paredes e fundo da forma. Depois, despeje água, o quanto baste para encher toda a forma, e continue pressionando contra as paredes até ter certeza que o plástico está bem rente à forma. Em seguida, despeje a água na pia e pode começar a montar sua terrine.

Atenção: apenas desenforme sua terrine, mesmo a assada, depois de três horas na geladeira - e não se preocupe, ela é para ser servida fria mesmo!

Confira uma seleção de receitas de terrine do TudoGostoso para fazer em casa:

Terrine de pêssego 

Terrine de abobrinha e ricota

Terrine de salmão

Terrine de Natal

Terrine de legumes com queijo

Terrine de queijo e frutas secas

Terrine de frutas

Terrine de abobrinha e cenoura

Terrine de grão-de-bico

Terrine rápido de atum

Terrine de chocolate

Terrine mesclado de morango

Terrine de alho poró

Terrine de carne com damasco

Terrine de chocolate com maracujá

Veja também:

Pastinhas e patês fáceis, práticos e deliciosos

Lanches salgados: confira 45 receitas fáceis de fazer

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade