0

Temperos para substituir o sal nas receitas: confira 10 opções

Existem alternativas para o sal na cozinha: confira dicas de temperos para substituir o sal nas receitas e deixe seus pratos com novos sabores

23 set 2019
17h32
  • separator
  • 0
  • comentários

Sal é o tempero básico de cozinha, mas, consumido em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Se você quer diminuir o consumo desse ingrediente e não sabe como, confira 10 opções de temperos para substituir o sal nas suas preparações. Veja as dicas simples a seguir e surpreenda seu paladar com novos sabores!

Veja alguns temperos que podem substituir o sal na comida
Veja alguns temperos que podem substituir o sal na comida
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Temperos para substituir o sal nas receitas: confira 10 opções

Sal de ervas

Apesar do nome, não leva sal e é extremamente saboroso! Para fazer, basta adicionar 1 colher (sopa) de manjericão, 1 colher (sopa) de orégano e 1 colher (sopa) de raspas de limão e misturar. Se as ervas forem frescas, vale processar ou misturar tudo com a ajuda de um pilão.

Sal do Himalaia (sal rosa)

Apesar de ser um tipo de sal, é mais saudável por conter uma concentração menor de sódio, uma vez que é menos refinado e é mais natural. Enquanto 1 g de sal refinado tem 400 mg de sódio, a mesma quantidade de sal do Himalaia possui 230 mg.

Alecrim

Muito aromático e de sabor intenso, o alecrim é uma erva com ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Vai muito bem com molhos, carnes e preparos ensopados.

Manjericão

Queridinho da culinária mediterrânea, o manjericão é muito saboroso e aromático, sendo muito usado na preparação de molhos e para acompanhar massas e carnes no geral. Além disso, ele possui ação antioxidante e anti-inflamatória, além de melhorar o circulação sanguínea.

Limão

Além do suco, o limão é um tempero perfeito para peixes e saladas. Também vai bem com frango e carne suína. Além de trazer acidez e ser refrescante na comida, o limão ajuda a melhor nosso sistema imunológico, melhora a digestão e regula a absorção de açúcares.

Pimenta

A pimenta, seja qual for, é um tempero chave da culinária brasileira. Por ser muito saborosa, pode substituir o sal em temperos de peixes, aves, carnes, saladas, sopas e por aí vai. Possui efeito termogênico, estimulando o metabolismo, é antioxidante, anti-inflamatória e auxilia na digestão e funcionamento do sistema imunológico.

Ervas, frescas ou ressecadas, são a melhor opção para substituir o sal
Ervas, frescas ou ressecadas, são a melhor opção para substituir o sal
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Gengibre

O gengibre tem um sabor bem acentuado, que quando usado adequadamente enriquece muito o sabor da comida. Ele tem propriedades digestiva, diurética e antisséptica, além de agir como regulador da circulação geral do corpo. Pode ser usado na preparação de sopas, caldos, ensopados, carnes e também em sucos, trazendo um sabor único e aroma inconfundível.

Alho e cebola

O alho e a cebola são os melhores amigos dentro da cozinha. Por serem muito saborosos, aromáticos e versáteis, então em quase tudo que fazemos hora de cozinhar. Além disso, são antioxidantes e anti-inflamatórios, além de ajudarem na circulação sanguínea, combaterem a gripe e resfriados e favorecerem o funcionamento do sistema imunológico.

Coentro

De gosto e cheiro muito fortes, o coentro não agrada a todos, a gente sabe. No entanto, ele é uma ótima saída para preparações sem ou com pouco sal, principalmente para peixes, caldos e saladas. Rico em vitaminas A, C e B, o coentro também auxilia na digestão e no bom funcionamento do sistema nervoso.

Louro

Extremamente saboroso, o louro vai bem com carnes, ensopados, feijões e outras preparações com grãos. Com ações antioxidante, anti-inflamatória e analgésica, também auxilia na digestão, alivia dores e ajuda a regular o fluxo menstrual das mulheres.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade