2 eventos ao vivo

Temperos para cultivar em casa: saiba como e quais os tipos

Veja no blog do TudoGostoso quais são os temperos para cultivar em casa e como fazer isso de maneira simples: confira as dicas

2 jul 2019
18h41
  • separator
  • 0
  • comentários

Para deixar nossas receitas ainda mais gostosas, nada como um bom tempero: pimenta, salsinha, cebolinha, orégano e manjericão são exemplos de ervas que podem ser usados na cozinha. E tudo fica ainda melhor se esses ingredientes estiverem frescos, né? Por isso, o TudoGostoso vai te mostrar os tipos de temperos para cultivar em casa e como fazê-lo. Confira as dicas a seguir:

Temperos para cultivar em casa: saiba como e quais os tipos

Temperos para cultivar em casa: confira como e quais
Temperos para cultivar em casa: confira como e quais
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Fique de olho no local

Antes de escolher as mudas das plantas, você deve organizar o local onde elas vão ficar. Elas devem ficar uma parte da cozinha onde pegue sol direta ou indiretamente, que seja arejada e tenha espeço para colocar os vasos. As plantas precisam de espaço dentro dos vasos e luz solar por pelo menos 3 horas por dia. Assim, escolha bem o melhor local para dispor seu vasinhos: os melhores lugares normalmente são perto das janelas ou varandas.

Tenha cuidado com a terra

Você deve ficar atento ao tamanho dos recipientes, ao tipo de terra e o adubo usado. Por isso, coloque plantas que tenham mais afinidades juntas, assim você pode usar o mesmo adubo e regar com a mesma regularidade. Só fique atento à distância entre as raízes. Para finalizar, tente ao máximo perceber a qualidade e a aparência tanto das plantas quanto da terra. Isso vai te indicar se elas estão precisando de água, nutrientes ou mais espaço.

Faça uma seleção prévia

Decida primeiro se você vai usar as sementes ou a muda da plantinha. Além disso, se você não tem muita prática, comece com plantas fáceis de cuidar e que crescem em menos de 1 mês. Isso pode te dar coragem para aumentar a sua horta e diversificar os temperos. E, na hora da compra, lembre-se sempre de ter em mente o número de vasos e quais combinações você pode fazer.

Descubra como plantar de manjericão a salsinha
Descubra como plantar de manjericão a salsinha
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Confira como fazer o plantio de 10 diferentes temperos:

Manjericão

Muito usado em receitas como massas e molhos, o manjericão é bem fácil de ser cultivado. Ele deve ficar sempre em vasos grandes e que tenham espaço para ele crescer. Se for fazer uma combinação, o ideal é juntá-lo com o orégano. As duas plantas se dão bem e o orégano ainda pode afastar algumas pragas. Além disso, ele precisa de muita luz do sol (pelo menos 3 horas por dia) e água todo dia. Dica: se você plantá-lo em sementes e em até 2 meses estará colhendo sua primeira folhinha de manjericão!

Orégano

O orégano pode ser usado em receitas de pizza e molhos. Seu plantio pode ser feito com outras tipos de planta, preferencialmente as que não funcionam em terra muito seca. Ele precisa de luz solar por pelo menos 4 horas e água todos os dias. Dica: tome cuidado para não exagerar na água e encharcar as raízes. Ele deve ser colhido quando chegar pelo menos aos 25 cm.

Alecrim

Perfeito para as carnes vermelhas e receitas com batata, o alecrim também pode ser cultivado em casa facilmente. Essa planta não curte ser muito regada, por isso preste atenção na água. O ideal é regá-lo bem pouco, de 3 em 3 dias, por exemplo. Veja como ele se comporta e, se precisar, diminua a quantidade. Dica: escolha vasos redondos para um melhor crescimento.

Pimenta

A pimenta não pode ser plantada com outros tipos de plantas. Ela precisa de bastante espaço para se desenvolver. Além disso, o ideal é que ela receba de 4 a 5 horas de sol por dia. Você deve regá-la pelo menos 3 vezes por semana. Fique ligado no tipo de pimenta que você escolheu: cada muda necessita de um cuidado mais específico e diferenciado.

Tomilho

O tomilho é outro tipo de planta que não precisa de muita água. Por isso, use entre as camadas de terra um pouco de areia e pedras, para drenar com mais facilidade. Além disso, o local deve ser seco, arejado e bastante iluminado. Dica: para saber se a terra está boa e o tempo certo de regar, coloque o dedo e veja se ainda existe certa umidade.

Cebolinha também é outro tipo de tempero que pode ser plantado em casa
Cebolinha também é outro tipo de tempero que pode ser plantado em casa
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Cebolinha

A cebolinha se desenvolve bem em solos úmidos e bem adubados. Além disso, ela precisa de algumas horas de luz solar direta. Ela precisa ser colhida por inteira, da base às pontas, sem ser cortada.

Coentro

O coentro pode ser uma planta um pouco polêmica devido ao seu sabor, mas seu plantio é superfácil. Ele necessita de terra úmida e bem adubada, além de algumas horas da luz solar. Após 60 dias, é possível que você já faça sua primeira colheita.

Salsinha

A salsa é um planta que pode ser usada em várias receitas, do omelete ao molho de cachorro-quente. Ela precisa de pouca luz solar, mas o ideal é que ela fique em um lugar de sombra parcial, para que ela receba os raios solares de maneira delicada e que não seja exposta ao calor excessivo. A terra deve ser úmida, mas sem exageros. Sua colheita deve sempre ser feita deixando um pedaço na terra para que ela volte a crescer.

Louro

Coloque suas sementes em um vaso médio: o louro tende a crescer bastante. Além disso, deixe-o em um lugar arejado mas sem o contato direto com o sol. Regue com regularidade, mas sem exageros.

Hortelã

O hortelã pode ser cultivada tranquilamente com outros temperos e plantas. Só fique ligado no espaço entre as raízes: o hortelã tende a ter raízes fundas e espaçosas. Além disso, regue constantemente e deixe o vaso em um lugar arejado. Ele não precisa do contato direto com o sol, somente um espaço aberto com alguma luminosidade.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade