0

Talos e folhas: veja as dicas de como reaproveitá-los

Economize e ainda faça receitas deliciosas: confira dicas de como reaproveitar talos e folhas. O TudoGostoso te ensina a evitar o desperdício na cozinha.

20 set 2019
18h38
  • separator
  • 0
  • comentários

Uma das coisas mais importantes no nosso dia a dia na cozinha é a economia. É essencial que ao realizar os diversos preparos você sempre fique muito atento. Evitar o desperdício de comida faz bem, tanto para o seu bolso, quanto para o planeta. E um dos muitos jeitos de se fazer isso é reaproveitando os talos e folhas de alguns alimentos. Por isso, o TudoGostoso te mostra algumas dicas para reaproveitá-los de maneiras simples e fáceis.

Talos e folhas: veja as dicas para reaproveitá-los
Talos e folhas: veja as dicas para reaproveitá-los
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Folhas da cenoura

Fique atento a textura e a cor: quanto mais viva, melhor! Seu sabor é forte e parecido com o próprio legume. Ela pode ser usada em saladas, em molhos, pestos ou até em bolinhos de arroz e legumes. Não se esqueça de sempre higienizá-las muito bem antes de usar em algum prato. Alguns minutos em uma solução com vinagre e água já são suficientes.

Talos da beterraba

As folhas também podem ser aproveitadas, mas nesse caso os talos são bem mais versáteis! Eles são cheios de componentes contra o envelhecimento das células, além de outros benefícios para a saúde. Você pode experimentá-los em molhos, patês e em bolos, isso mesmo, em pratos doces também! Só não se esqueça de refogá-los antes para deixar o sabor ainda mais especial.

Folhas do rabanete

Essas folhas merecem um carinho muito especial: fique atento e conserve-as corretamente. As folhas de rabanete podem perder o sabor e o frescor muito rápido. Por isso, use-as assim que chegarem do mercado. Elas ficam maravilhosas refogadas ou como recheio de tortas. Seu sabor é mais delicado do que o do próprio rabanete, por isso também é uma ótima opção para saladas.

Deixe seu arroz ainda mais gostoso: reaproveite talos de couve na receita
Deixe seu arroz ainda mais gostoso: reaproveite talos de couve na receita
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Talo da couve

Você sabia que é possível usar o talo da couve? Além de possuir vários benefícios, esse ingrediente deixa as receitas ainda mais gostosas. Basta cortá-lo bem fino e agregar aos pratos como no arroz branco, farofas e até mesmo em bebidas, como o suco verde! Seu uso é tão ou mais versátil quanto o das próprias folhas da couve.

Folhas da couve-flor

Você sabia que as folhas da couve-flor possuem mais benefícios para a saúde que a própria couve-flor? Isso mesmo! Por isso, não jogue fora esse ingrediente. Que tal preparar pratos deliciosos com ele? Você pode incrementar saladas, rechear tortas ou ainda usá-las em receitas maravilhosas de omelete.

Talos e folhas do brócolis

Tanto os talos quanto as folhas dos brócolis podem ser reaproveitados. E eles podem ser usados de diversas maneiras. As folhas ficam deliciosas se cozidas e recheadas, ou como recheio como nessa receita de souflé. E o talos pode ser usado para engrossar caldos e sopas, além de serem um delicioso recheio de tortas. Ou você pode simplesmente cozinhar tudo junto (no vapor ou na panela com água) e servir como acompanhamento de carnes e peixes.

Talos do agrião

Pare de jogar os talos do agrião fora! Eles possuem o dobro de cálcio que as folhas possuem e muitos outros benefícios. Além disso, seu sabor é bem parecido com as folhas e seu preparo é bem versátil e prático. Você pode  usar os talos em molhos, pestos, sucos e tortas.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade