1 evento ao vivo

Saladas tradicionais de 8 países: confira os pratos

Conheça 8 saladas tradicionais (e deliciosas) ao redor do mundo e aprenda mais sobre a gastronomia internacional no blog do TudoGostoso

18 dez 2019
16h20
  • separator
  • 0
  • comentários

As saladas são fundamentais para tornar nossas refeições ainda mais saborosas e nutritivas, além de mais saudáveis e coloridas. Na gastronomia mundial, cada país tem suas receitas típicas e que traduzem muito bem os sabores da culinária local. No Brasil, temos opções como o salpicão e a salada de maionese, muito famosas e consumidas por todos os brasileiros, mas você conhece as saladas típicas de outros países? Confira saladas tradicionais de 8 países e inspire-se para ir para a cozinha:

Fattoush é uma salada típica do Oriente Médio
Fattoush é uma salada típica do Oriente Médio
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Saladas tradicionais de 8 países

Oriente Médio

Os países do Oriente Médio são muito conhecidos por sua culinária mediterrânea cheia de sabores, aromas e temperos. Nessa culinária, existe uma grande variedade de pratos de salada, e todos muito bem temperados e apreciados. A salada fattoush é uma das mais populares: feita com alface romana, rúcula, rabanete, pepino, tomate, hortelã, cebola, salsinha, limão e azeite, e é geralmente servida com pão pita torrado.

Estados Unidos

Entre as mais consumidas e populares, está a salada caesar, feita com alface e temperada com molho caesar, que é um molho feito com azeite, limão, anchovas, queijo parmesão, mostarda, molho inglês, sal, açúcar e pimenta. É servida com croutons, que são pequenas torradas e lascas de parmesão fresco. É possível encontrar essa opção de salada por todos os restaurantes dos Estados Unidos.

Peru

A gastronomia peruana é muito conhecida no mundo inteiro por seus sabores únicos e frescos, além de ser considerada muito saudável e nutritiva. Entre todas as saladas peruanas, a mais comum e consumida no país é a papa a la Huancaína, que é uma salada simples preparada com alface, batata cozida, ovo, azeitonas pretas e temperada com molho huancaína, que é feito com queijo fresco, leite, azeite, ají amarillo (a clássica pimenta amarela peruana) e sal.

Papa a la Huancaína: típica salada peruana
Papa a la Huancaína: típica salada peruana
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Japão

O sunomono é, provavelmente, a salada japonesa mais conhecida pelos brasileiros e é preparada com picles de pepino japonês fatiado (que fica marinando no tradicional vinagre japonês, o "su"), gergelim, molho shoyu, vinagre de arroz e açúcar. Além dessa opção, existe também a kinpira gobo, feita com raiz de bardana e cenoura temperadas com óleo de gergelim, shoyu, açúcar, vinagre e mirin, um condimento japonês; e também existe a horensou no goma-ae, feita com espinafre branqueado, que é congelado e espremido para soltar o excesso de líquido, depois temperado com molho de gergelim, shoyu, mirin, saquê e açúcar.

Itália

A salada caprese é um exemplo da junção dos típicos sabores italianos em uma salada simples e muito consumida: tomate, folhas de manjericão, mussarela fresca, bastante azeite, pimenta e sal são os componentes dessa salada, que é supersaborosa e cheia de frescor. Dependendo da região, também pode ser temperada com vinagre balsâmico e molho pesto, além de alface romana e rúcula que podem ser adicionados, sendo assim outras variações desse prato.

Tailândia e Laos

Característica do norte da Tailândia e conhecida como prato nacional de Laos, a salada Larb é diferente por ter como principal ingrediente a carne, que pode ser de frango, boi, porco, pato ou peixe; também pode ter cogumelos. Apesar de possuir muitas variações, seus principais elementos, além da carne, são ervas frescas como menta e hortelã, arroz tostado, pimentas variadas, suco de limão, molho de peixe e padaek, que é um condimento típico da região. Podem ser acrescentados legumes cozidos e alface.

A salada Larb é típica da Tailândia e de Laos
A salada Larb é típica da Tailândia e de Laos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Alemanha

Na Alemanha, a salada mais conhecida do país não é bem uma salada como estamos acostumados: a wurstsalat é uma salada de salsicha. Feita com salsicha fatiada, é servida com cebola e picles de pepino, sendo temperada com vinagre branco e óleo. Tradicionalmente é servida como entrada ou lanche, acompanhando pães ou batatas, e é muito consumida em países vizinhos como Áustria e Suíça.

Finlândia

Na mesa de Natal dos finlandeses, o prato principal é uma salada: a salada rosolli é supercolorida, preparada com beterraba, cenoura e batata, picles de pepino, cebola e maçã. Pode também conter arenque em conserva (um peixe) e ovos cozidos. É temperada com Kermaviili, que é uma espécie de creme azedo finlandês, e vinagre. Também é comumente servida como entrada, sempre fria, e pode ser encontradas variações deste prato em praticamente todos os países do norte europeu.

Rosolli: típica salada finlandesa
Rosolli: típica salada finlandesa
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade