1 evento ao vivo

Saiba se você tem que ferver o palmito em conserva antes do consumo

Saiba se você tem que ferver o palmito em conserva antes de consumi-lo: confira o que diz o Ministério da Saúde sobre esse assunto

22 nov 2019
16h38
  • separator
  • 0
  • comentários

O palmito é um vegetal extraído do interior das palmeiras, e pode ser de pupunha, juçara ou açaí. Ele tem poucas calorias e é consumido principalmente em saladas, mas com ele também é possível preparar pratos como estrogonofe vegano, risoto e torta da palmito com requeijão. Ele é vendido geralmente em conserva, sendo pronto pra consumo. Mas recentemente uma discussão surgiu na internet e deixou as pessoas confusas: é preciso ferver o palmito em conserva antes de consumi-lo? O TudoGostoso responde essa pergunta pra você: descubra se você tem que ferver o palmito em conserva antes do consumo:

Descubra se você tem que ferver o palmito em conserva
Descubra se você tem que ferver o palmito em conserva
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

É necessário ferver o palmito em conserva antes de consumi-lo?

Tire suas dúvidas

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, alimentos industrializados e conservas devem ser fervidos por no mínimo 15 minutos. Ou seja, é preciso sim ferver o palmito em conserva e produtos similares antes de consumi-los. Segundo recomendações sanitárias da Anvisa, o ideal é ferver o palmito em água ou no líquido da própria conserva por 15 minutos e depois consumi-lo.

Entenda o porquê

A indicação do Ministério da Saúde de fervura de alimentos industrializados e em conserva existe como forma de prevenir o botulismo, que é uma doença rara neuroparalítica causada pela contaminação de toxinas bacterianas. Segundo o Ministério, a contaminação pode se dar através de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, sendo os vegetais em conserva os que apresentam maior risco, sobretudo os artesanais que às vezes são feitos sem as recomendações adequadas da Anvisa.

Atenção na hora de comprar

Prestar atenção às embalagens na hora de comprar é fundamental para não acabar comprando um alimento contaminado. Por isso, se a embalagem estiver estufada, rachada, amassada ou com qualquer sinal que pode ter sido violada, não compre e dê preferência para embalagens em perfeito estado. Se for uma embalagem de vidro, preste atenção ao conteúdo e na aparência do alimento.

Além disso, é muito importante estar sempre atento ao rótulo e seguir as orientações do fabricante. De acordo com a determinação da Anvisa, todos os produtos devem ser etiquetados com a advertência "Para sua segurança, este produto só deverá ser consumido, após fervido no líquido de conserva ou em água, durante 15 minutos", entretanto nem sempre essa recomendação é seguida pelos fabricantes.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade