0

Sabugueiro: saiba mais sobre essa planta rica em benefícios

Você sabia que o sabugueiro é uma planta de incrível valor medicinal? Descubra mais curiosidades sobre ele e seus benefícios!

8 jun 2018
17h22
atualizado às 17h25
  • separator
  • comentários

Você sabia que o sabugueiro tem diversas propriedades que são benéficas para a saúde? Essa planta é característica por suas flores branquinhas e frutos pequenos. O uso dessa planta é muito diverso, principalmente na medicina. Para quem é fã de Harry Potter, pode reconhecer o sabugueiro como matéria-prima da "varinha das varinhas", a mais poderosa do mundo. Para quem acompanhou o casamento real do Príncipe Harry e a atriz Meghan Markle, o bolo de casamento contou com o delicioso sabor do licor feito da flor de sabugueiro. Saiba mais sobre essa planta e seus benefícios para a saúde:

Flor de sabugueiros
Flor de sabugueiros
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Sabugueiro

Muito comum na Europa, o sabugueiro é conhecido como uma planta medicinal. Mais consumido na forma de chá, seus frutos também são utilizados para a confecção de licores. Seu nome científico é Sambucus nigra e pode ser adquirido em lojas de produtos naturais. Essa planta é rica em antioxidantes, vitamina C, flavonoides, fibras, óleos essenciais, entre outros nutrientes.

Benefícios para a saúde

Os antioxidantes presentes no chá de sabugueiro são importantes para o combate de radicais livres. Além disso, esses mesmos nutrientes atuam protegendo as células, ajudando a reduzir o risco de degeneração celular e a evitar o envelhecimento precoce. Por ser uma ótima fonte de vitamina C, essa planta também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a fortalecer a saúde da pele, dos tendões e vasos sanguíneos.

Chá de sabugueiro
Chá de sabugueiro
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Um dos efeitos mais diretos do chá de sabugueiro é a capacidade de ser um poderoso descongestionante. Além disso, o chá é muito utilizado como um remédio caseiro para febre, já que é um forte antitérmico. Mais uma das suas capacidades é conseguir aliviar a prisão de ventre, estimulando o funcionamento do intestino. Apesar de todas as vantagens que possui, aconselha-se ter um consumo consciente da planta, já que os efeitos tóxicos ainda são pouco conhecidos.

Que tal aprender a fazer um chá de sabugueiro? Confira a receita a seguir:

Chá
Chá
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Receita de chá de sabugueiro

1 colher (sopa) de flor de sabugueiro

1 1/2 xícara (chá) de água quente

1 fatia de limão siciliano

Modo de preparo

Faça uma infusão das flores na água quente e deixe agir por 10 minutos.

Coe e adoce a gosto.

Sirva com a fatia de limão.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade