0

Queijos brasileiros: saiba mais sobre 6 tipos produzidos no país

Conheça a seguir 6 queijos brasileiros e suas características: saiba mais sobre os queijos serrano, extra curado, raclette mineiro, venda nova, ovelha das vertentes e canastra

20 ago 2019
16h41
  • separator
  • 0
  • comentários

O repertório da maioria dos brasileiros sobre queijos nacionais costuma ser reduzido: tipos como o queijo minas frescal, coalho e canastra são os mais conhecidos, além do famoso requeijão. Mas você sabia que a produção desse alimento faz parte da cultura do Brasil? O país é o 8º maior produtor de queijo do mundo e volta e meia tem um queijo nacional premiado internacionalmente! Confira a seguir 6 queijos brasileiros que você deveria experimentar.

Veja 5 tipos de queijos brasileiros e suas características
Veja 5 tipos de queijos brasileiros e suas características
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Queijos brasileiros: saiba mais sobre 6 tipos produzidos

Serrano

Produzido no Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes, o serrano é um queijo semiduro, de textura amanteigada e sabor intenso, que lembra o azeite, apesar de ele não integrar a receita. Com um forte aroma de azeitonas, ele é feito com leite cru de vaca.

Extra curado

Catarinense, esse queijo de Chapecó passa ao menos 12 meses maturando. Ele tem textura quebradiça e é produzido com leite de ovelha. Seu aroma adocicado se encontra com um sabor picante, mantendo sua característica levemente salgada.

Raclette mineiro

A produção desse queijo firme e elástico acontece em Minas Gerais, na cidade de Almenara, e sua receita foi inspirada na produção suíça. Seu aroma simples e sabor complexo são o resultado da maturação de 45 a 60 dias de leite de vaca.

Venda nova

O nome do queijo remete à cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, onde é produzido. Sua textura amanteigada combina bem com seu sabor suave: com boa acidez, mas bem equilibrado. Feito com leite de vaca, seu tempo de maturação é de 30 a 45 dias.

Ovelha das vertentes

Mais um queijo mineiro pra lista! Produzido em Itapecerica, o leite de ovelha matura por cerca de 90 dias para proporcionar a textura firme e o sabor complexo desse queijo, com toques picantes e amargos. Único, seu gosto pode não agradar paladares pouco acostumados à degustação.

Queijo canastra

O nome diz respeito à região onde o queijo é feito e ele deve necessariamente ser produzido um dos sete municípios da região da Serra da Canastra. Ele é feito com leite de vaca, cru e integral, cultura láctea natural, coalho e sal. Ele dever ser semi-duro com tendência à macio e sabor ligeiramente ácido e não picante.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade