2 eventos ao vivo

Qual a diferença entre a panela de pressão comum e elétrica

Saiba qual a diferença entre a panela de pressão comum e elétrica e descubra qual o tipo de panela de pressão é ideal para você

16 jun 2019
10h02
  • separator
  • 0
  • comentários

A panela de pressão é um utensílio que deixa a vida mais prática na cozinha: as receitas ficam prontas mais rápido porque a pressão dentro da panela é maior do que a pressão atmosférica. Existem no mercado duas versões desse tipo de panela: a comum e a elétrica, sendo que muita gente opta pela segunda por achar que é mais segura. Mas será mesmo? Veja no blog do TudoGostoso qual a diferença entre a panela de pressão comum e elétrica e avalie qual é a melhor opção para você.

Descubra qual a diferença entre a panela de pressão comum e elétrica
Descubra qual a diferença entre a panela de pressão comum e elétrica
Foto: Shutterstok / TudoGostoso

Qual a diferença entre a panela de pressão comum e elétrica

Segurança

As panelas elétricas possuem mais sistemas de segurança, entre válvulas e sensores, se comparadas às panelas comuns, o que diminui muito a chance de acidentes na cozinha envolvendo o utensílio. Ela não precisa de monitoramento constante e pode ser programada para desligar e, caso atinja um nível de pressão perigoso, também desligará sem necessidade de intervenção.

Economia

Uma panela de pressão elétrica pode consumir até 55% menos energia do que uma panela convencional pois seu sistema regula a pressão interna, ligando-a e desligando-a; é valido lembrar que seu consumo é de energia elétrica, enquanto o da panela comum é o gás.

Praticidade

Por não liberar vapor, a panela de pressão elétrica é silenciosa, não necessita de muita água, retém muito calor e cozinha mais rápido os alimentos, podendo levar até metade do tempo que uma panela de pressão comum levaria. Ela é desmontável, o que a torna mais fácil de limpar manualmente ou na lava-louças.

Em compensação, esse aparelho dependente de energia elétrica para funcionar e a maioria dos modelos oferecidos no mercado não são bivolt. A panela de pressão comum, na maioria das vezes, também é menos robusta do que a panela elétrica, o que é uma vantagem quando o assunto é transporte.

Preço

Devido à sua tecnologia, a panela de pressão elétrica tem preço mais elevado do que uma panela de pressão comum. A sua faixa de preço varia muito de acordo com a marca e modelo e o material utilizado na sua composição, o que pode assustar muitos compradores em potencial.

Para descobrir se vale a pena adquirir uma panela de pressão elétrica, é necessário pesar os prós e contras que ela oferece e se seus benefícios superam o seu valor. Independentemente da sua escolha, é possível fazer receitas deliciosas em ambas as panelas de pressão, como carne de panela, costela de boi e macarrão na pressão.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade