1 evento ao vivo

Por que o azeite faz bem à saúde: veja os benefícios

Conheça os benefícios e descubra por que o azeite faz bem à saúde: veja a lista de motivos que vão te convencer a incluir o azeite na sua alimentação

24 jul 2019
17h16
  • separator
  • 0
  • comentários

Rico em vitaminas e antioxidantes, não é à toa que o azeite é chamado de ouro líquido. Esse ingrediente versátil está presente em uma infinidade de receitas e pode fazer muito bem se consumido regularmente, trazendo benefícios para diversas partes do nosso corpo, como o cérebro, intestino e ossos. Saiba por que o azeite faz bem à saúde com a lista de benefícios a seguir:

Descubra por que o azeite faz bem à saúde e conheça seus benefícios
Descubra por que o azeite faz bem à saúde e conheça seus benefícios
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Por que o azeite faz bem à saúde: veja os benefícios

Ajuda na digestão

Fonte de ômega 9, ele atua como anti-inflamatório e estimula a produção de hormônios importantes para a digestão, promovendo a sensação de saciedade. No entanto, é preciso consumir com moderação: em grandes quantidades, o azeite pode se tornar laxativo.

Previne o envelhecimento precoce

O azeite é constituído por óleos fenólicos, que também são antioxidantes. Entre suas propriedades, estão o combate de radicais livres.

Reduz as chances de ter osteoporose

O óleo é rico em vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Outra substância presente, chamada oleuropeína, proporciona um efeito similar ao cálcio no organismo.

Controla a glicose no sangue

As incretinas que compõem o azeite, hormônios com a função de regular o açúcar no sangue, promovem um maior controle dos níveis de glicose e quadros de diabetes e aumenta a sensibilidade corporal à insulina.

Combate o colesterol alto

A gordura monoinsaturada é responsável por ajudar a controlar os níveis de gordura, aumentando o colesterol bom, HDL e diminuindo o ruim, LDL. Esse controle pode evitar o desenvolvimento de diversas doenças relacionadas à circulação e coração.

Estimula o cérebro

Uma pesquisa apontou que o consumo regular de alimentos ricos antioxidantes é capaz de promover o estímulo do cérebro, retardando a sua degeneração. O azeite é um desses alimentos que, a longo prazo, pode promover grandes benefícios.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade