0

Por que não guardar o fermento na geladeira

O fermento é indispensável na hora de fazer bolos: saiba como armanezá-lo corretamente e confira por que não devemos guardar o fermento na geladeira

4 dez 2019
16h33
  • separator
  • 0
  • comentários

O fermento químico é uma mistura de bicarbonato de sódio com outras substâncias que se tornam um pouco ácidas quando são diluída. A acidez faz com o bicarbonato gere carbônico e faz com que a massa cresça: o efeito do fermento é obtido quando batemos a massa e também no forno. Se você faz uso desse ingrediente, saiba que são necessários alguns cuidados na hora de guardá-lo para manter sua eficácia: por isso, saiba por que não guardar o fermento na geladeira.

Saiba por que você não deve guardar o fermento na geladeira
Saiba por que você não deve guardar o fermento na geladeira
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Saiba por que não guardar o fermento na geladeira

Por que não guardar o fermento na geladeira

Ao guardarmos o fermento na geladeira, geramos um resfriamento; ao entrar em contato com a massa do bolo em temperatura ambiente e depois com o calor do forno, acontece uma oscilação de temperatura que atrapalha sua eficácia. Dessa forma, o bolo acaba não crescendo como deveria. Por isso, o ideal é guardar o fermento no armário, em temperatura ambiente, para garantir que ele funcione adequadamente quando for ao forno, impulsionado pelo calor.

Como testar o fermento

Antes de usar o fermento, é ideal testá-lo para comprovar sua eficácia e evitar, assim, que seu bolo saia solado. Para isso, basta encher um copo com um pouco de água e despejar uma colher de fermento. Se borbulhar, seu fermento está bom para o uso e você pode adicioná-lo sem medo ao seu bolo!

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade