0

Por que cozinhar ovo com vinagre: conheça o motivo

Descubra no blog do TudoGostoso por que cozinhar ovo com vinagre e como isso pode beneficiar não só suas receitas, mas também as suas panelas

12 ago 2019
18h20
  • separator
  • 3
  • comentários

Fazer ovos cozidos não é uma tarefa difícil, no entanto, a perfeição vem com algumas pequenas dicas. É muito comum ver ovos serem cozidos apenas com água, o que não é errado, mas o vinagre pode te ajudar nessa tarefa: veja por que cozinhar ovo com vinagre a seguir.

Veja por que cozinhar ovo com vinagre e adote essa prática em casa
Veja por que cozinhar ovo com vinagre e adote essa prática em casa
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Por que cozinhar ovo com vinagre: conheça o motivo

O vinagre é acrescentado por um motivo simples: ele "tapa" as rachaduras do ovo. Sua composição contém substâncias que, de certa forma, coagulam as proteínas do ovo, o que impede que o ovo estoure e fique deformado.

Quando adicionado antes de ferver, o vinagre impede que os ovos rachem, mantendo a casca junta. No entanto, caso note que um ovo rachou enquanto o cozinha, também é possível evitar que a situação piore adicionando vinagre à água: se a água estiver esbranquiçada, coloque rapidamente na panela 1 colher de sopa do ingrediente para cada ovo que está sendo cozido. O ovo continuará cozinhando, porém com uma pequena falha.

Além de ajudar a cozinhar ovos bonitos, o vinagre também ajuda a manter a aparência das panelas de teflon e cerâmica, que são alumínios sem revestimento: quando a água é fervida nelas, forma-se óxido de alumínio, que se deposita no fundo da panela e deixa seu interior escurecido. Ao adicionar o vinagre, a acidez do ingrediente neutraliza o óxido formado, impedindo o processo de escurecimento da panela. O limão também é capaz de realizar o mesmo efeito nas panelas, porém, ele não impede que as cascas dos ovos rachem e acabem estourando.

TudoGostoso
  • separator
  • 3
  • comentários
publicidade