0

Ponto napê: descubra o que é essa técnica culinária

Ponto napê: já ouviu falar dessa técnica? O TudoGostoso vai te explicar o que é!

11 mar 2018
11h00
  • separator
  • comentários

Você sabe o que é o ponto napê? Se você é fã de confeitaria, precisa conhecer essa técnica! O ponto napê é o ponto em que seus cremes estarão cremosos e densos. Sendo assim, em uma receita que pede o ponto napê, você deve "molhar" uma colher no creme que está na panela e, em seguida, passar o dedo pelas costas da colher , como se fosse um risco no meio ? com cuidado para não queimar seu dedo, claro.

Se esse caminho formado com o dedo se mantiver intacto , sem o creme escorrer para os lados ou voltar a cobrir a colher, é sinal de que você atingiu o ponto com sucesso! Ou seja: o rastro feito com o dedo deve se manter.

Mas se você tem um termômetro culinário em casa, ele também pode te dar uma mãozinha: a mistura ficará em ponto napê até, no máximo, 80º C. Se ultrapassar os 80, pode correr o risco de o creme talhar. E disso a gente tá fugindo, né?

Creme de baunilha
Creme de baunilha
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

E quais receitas pedem ponto napê?

Além do creme inglês que mencionamos no início, essa técnica também pode te ajudar em receitas como creme de confeiteiro e até em algumas receitas específicas de crème brulée e sorvete. Já nos pratos salgados, essa técnica pode dar o ponto certo em molhos, como o molho béchamel.

Ponto napê: importante para o preparo de cremes e molhos
Ponto napê: importante para o preparo de cremes e molhos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade