2 eventos ao vivo

Pão na chapa perfeito: 4 dicas incríveis

Para começar bem o dia: confira as nossas dicas para preparar um pão na chapa perfeito!

12 jun 2018
11h10
  • separator
  • comentários

O pão na chapa é um clássico do café da manhã brasileiro. Crocante por fora, macio por dentro e com aquela manteiga derretida deliciosa, ele é a maneira certa de começar bem o dia! Mas, assim como o misto-quente, parece que a gente nunca consegue acertar no preparo em casa e ele nunca fica igual ao da padaria. Por isso, o TudoGostoso vai te mostrar 4 dicas infalíveis para fazer o pão na chapa perfeito! Confira abaixo!

Pão na chapa com cafezinho
Pão na chapa com cafezinho
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Dicas para o pão na chapa perfeito

O pão

O primeiro passo para fazer um pão na chapa perfeito é, claro, escolher o tipo de pão. Existem muitos tipos e muitas pessoas gostam de preparar com pão de forma, pão integral e pão tipo baguete. Mas vamos combinar: nada se compara ao pão francês (também conhecido como pão de sal). Por isso, o ideal é usar o pão francês bem quentinho. Vai preparar o pão na chapa no café da manhã? Dá aquela corrida na padaria rapidinho para ter um pão fresquinho. Além disso, nada de retirar o miolo, viu? Ele faz toda a diferença no pão na chapa!

A faca

Parece até bobagem, mas a faca faz toda diferente na hora de cortar um pão. Escolha uma faca mais afiada possível e deixe de lado a faca do chef: para o pão, o melhor é uma faca de serra. Se você usar outro tipo ou uma faca cega, você pode acabar esfarelando a casca ou desmontando seu pão todinho.

Pão na chapa com manteiga
Pão na chapa com manteiga
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

A manteiga

Assim como o pão, escolher uma manteiga de boa qualidade pode fazer toda a diferença. E use-a em temperatura ambiente: quando gente tenta passar a manteiga gelada no pão, ela não espalha direito e a gente acaba danificando o pão. Por isso, deixe que ela fique em ponto de pomada. Na hora de passar, escolha as costas de uma colher ou uma espátula bem pequena, que não irá arrancar pedaços do miolo.

O fogo

O pão na chapa das padarias não é feito na sanduicheira elétrica: como o próprio nome diz, ele é feito na chapa. Mas se você não tem uma chapa em casa, não tem problema! Dá para adaptar, sim, na hora de preparar o pão na chapa perfeito. Utilize uma frigideira grossa. Coloque o pão, sem manteiga, para dourar. Se preferir mais crocante, deixe em fogo médio para alto. Se prefere mais branquinho, deixe em fogo baixo. Assim que ele começar a dourar, adicione manteiga nos dois lados do pão e volte com ele para a frigideira quente, com o fogo desligado. Depois é só aproveitar!

Dica bônus: para fazer um pão na chapa diferente, use temperos frescos como pimenta-do-reino moída na hora, orégano ou manjericão.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade