2 eventos ao vivo

Pão caseiro perfeito: confira 6 dicas imperdíveis

Para nunca mais errar: confira no blog do TudoGostoso 6 dicas incríveis para fazer o pão caseiro perfeito!

13 jun 2018
10h43
  • separator
  • comentários

Pão: um alimento quase tão antigo quanto a humanidade. Ele tem muitas versões mundo afora e pode ser feito de várias maneiras. Se você é uma daquelas pessoas que não dispensa um pão fresquinho no café da manhã, com certeza você já tentou fazer alguma receita de pão. No entanto, muitas vezes parece que o pão caseiro nunca fica tão gostoso ou fofinho quando o da padaria, né? Mas ele pode ficar incrível se você seguir alguns passos fundamentais. Por isso, confira a seguir 6 dicas para fazer o pão caseiro perfeito!

Diversos tipos de pães
Diversos tipos de pães
Foto: TudoGostoso

6 dicas para fazer o pão caseiro perfeito

Temperatura dos ingredientes

No preparo de pães é necessário que os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Para isso, existe uma explicação básica: o fermento odeia o frio. Quando adicionamos ingredientes frios, ele não cresce de jeito nenhum. O fermento só vai crescer e soltar bolhas de gás quando ele estiver aquecido. Por isso, é importante que os ingredientes não estejam gelados e que a água esteja morna para o seu pão caseiro ficar grande e delicioso!

Açúcar

Muita gente sente medo na hora de acrescentar açúcar na massa de pão, pois acha que ele irá ficar doce. Mas essa é uma preocupação boba: para um pão ficar doce, você precisa colocar bem mais açúcar do que o normal. O açúcar é muito importante para o seu pão crescer, porque ele é o alimento do fermento. Por isso, sem medo da próxima vez, viu?

Líquido certo

Algumas pessoas não conseguem decidir se devem usar água ou leite na hora de preparar o pão. Para isso, o TudoGostoso está aqui! Para fazer o pão caseiro perfeito, você precisa primeiro decidir se você quer que ele seja salgado ou doce. Para os pães salgados, a parte mais importante é a crocância e, por isso, é necessário usar água. Já o leite é usado em pães doces e fofinhos.

Padeiro peneirando a farinha para pão
Padeiro peneirando a farinha para pão
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Farinha peneirada

A farinha peneirada é importante no preparo de pães e bolos. Ao peneirar a farinha, você irá garantir que não tenha nenhum grumo de farinha na sua receita. Esses grumos são o inimigo do pão: eles não se misturam bem e muitas vezes não cozinham corretamente. Além disso, como a farinha é industrializada, ela acaba ficando toda juntinha na embalagem. Peneirar é importante para deixá-la mais leve e soltinha, o que ajudará na hora de ser incorporada. Por último, peneirar ajuda a remover a umidade excessiva da farinha, que pode impedir o seu pão (ou bolo) de crescer.

Fonte de gordura

A gordura é importante para preservar o pão fresco por mais tempo e para deixá-lo mais fofinho e macio. Ela age como uma camada protetora no pão, mantendo a umidade e impedindo que ele fique seco. Você pode usar óleo vegetal ou manteiga na receita.

Temperatura das mãos

Pode parecer bobagem, mas na hora de sovar a massa é essencial que suas mãos não estejam geladas. Como a gente disse antes, o fermento gosta de temperaturas mais altas. Por isso, se for preciso, deixe as mãos de molho em um recipiente com água morna.

Massa de pão sendo sovada
Massa de pão sendo sovada
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade