0

O que não esquentar no micro-ondas: veja 8 alimentos proibidos

Saiba o que não esquentar no micro-ondas: confira 8 alimentos que não devem ser esquentados no aparelho e por qual motivo

12 ago 2019
17h44
  • separator
  • 2
  • comentários

O micro-ondas é um daqueles eletrodomésticos que são uma mão na roda no dia a dia agitado: ele pode tanto esquentar rapidamente refeições até assar bolos inteiros, tornando o processo bem mais rápido. No entanto, ele tem suas limitações: alguns alimentos não podem ser levados ao micro-ondas, seja por fazerem muita sujeira ou serem um risco para a segurança. Confira o que não esquentar no micro-ondas e saiba quais alimentos devem ser requentados no fogão.

Veja o que não esquentar no micro-ondas para evitar acidentes e preservar seu eletrodoméstico
Veja o que não esquentar no micro-ondas para evitar acidentes e preservar seu eletrodoméstico
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O que não esquentar no micro-ondas: veja 8 alimentos proibidos

Ovos

Esquentar ovo no micro-ondas? Nem pensar! O motivo pelo qual não devemos fazer isso é porque ele pode explodir. Há recipientes próprios para cozimento de ovos no micro-ondas à venda que podem contornar esse risco, mas é importante sempre ter cuidado.

Molhos

Se você não quer ter trabalho limpando todo o micro-ondas, não esquente nenhum tipo de molho! Eles podem superaquecer e fazer uma bagunça, além de acabarem deixando cheiro depois de espirrar por todos os lados.

Pimentas

Ao serem aquecidas, as pimentas eliminam gases que fazem os olhos arderem e irritam o nariz, mas não é só isso: como tudo que contém pouca água, elas podem pegar fogo ao serem aquecidas no micro-ondas e causar um incêndio.

Embutidos

Os embutidos possuem uma uma pele que atua como casca e retém o calor. Colocar itens como linguiças e salsichas no micro-ondas pode causar uma explosão capaz de danificar o aparelho. Portanto, caso realmente precise esquentar rapidamente um embutido, faça furinhos com um garfo por toda a sua extensão.

Batatas e tomates com casca

Alimentos com casca, em geral, não devem ser esquentados no micro-ondas pelo motivo citado anteriormente e, dependendo da composição da comida, ela não apenas pode explodir como também pegar fogo! Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de selecionar os alimentos que vai esquentar.

Uvas

Mesmo contendo bastante líquido e até mesmo cortadas, as uvas são um perigo no micro-ondas. Elas podem tanto explodir quanto pegar fogo em um curto período de tempo e causar acidentes sérios. Nunca esquente-as no aparelho.

Folhas verdes

Além de ficarem murchas, seu aquecimento no micro-ondas também pode torná-las prejudiciais ao organismo, transformando os benéficos nitratos em nutrosaminas, agentes cancerígenos.

Cenouras

A combinação de nutrientes da cenoura pode ser um tanto explosiva: o ferro, magnésio e selênio contidos nela possuem características de metal, que ao serem aquecidos, liberam faíscas. Lembre-se de que o micro-ondas é um aparelho elétrico, o que torna isso algo muito perigoso.

Água

O décimo item da lista é um alerta: pode parecer exagero, mas esquentar água no micro-ondas requer cuidado. Primeiro, pelo risco de a água chegar ao ponto de ebulição muito rápido e acabar explodindo. Segundo, o mais perigoso, se a água for aquecida em uma superfície muito lisa, ela pode não evaporar ao passar de 100ºC. Ao receber uma interferência, como ser retirada do micro-ondas de maneira um pouco brusca, pode explodir.

TudoGostoso
  • separator
  • 2
  • comentários
publicidade