1 evento ao vivo

Motivos para comer abacate: 10 razões para incluir a fruta na alimentação

Conheça 10 motivos para comer abacate e comece a incluir receitas com a fruta na sua alimentação diária para desfrutar de todos os seus benefícios

24 jun 2019
17h29
  • separator
  • comentários

Que é importante consumir frutas, legumes e vegetais, todos nós sabemos. No entanto, algumas vezes precisamos de um empurrãozinho extra para nos convencer a incluir certos alimentos na nossa alimentação. O blog do TudoGostoso selecionou para você 10 motivos para comer abacate que vão te convencer a incluir esse alimento em sorvetes, mousses, patês, saladas e outras delícias!

Conheça 10 motivos para comer abacate e descubra todas os seus benefícios
Conheça 10 motivos para comer abacate e descubra todas os seus benefícios
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Motivos para comer abacate: 10 razões para incluir a fruta na alimentação

1) Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Um dos componentes do abacate é o beta-sitosterol, um composto que ajuda a regular os níveis de colesterol, colaborando para a prevenção de doenças cardiovasculares. Essa substância age inibindo a absorção de colesterol pelo intestino, o que diminui reserva de gordura em volta do fígado.

2) Colabora para a perda de peso

Presente também no azeite de oliva, o abacate contém ácido oleico, que aumenta a sensação de saciedade após as refeições. Quando a fruta é consumida antes de dormir, ela intensifica a produção do hormônio do crescimento, que ajuda na formação de músculos e estimula a utilização da gordura estocada em adultos.

3) É ótimo para a digestão

Suas fibras regulam o funcionamento do intestino e ajudam a evitar a prisão de ventre. Um dos principais motivos para comer abacate regularmente é a significante ajuda que ele dá na digestão, fazendo com que os alimentos atravessem o intestino de maneira rápida.

4) Colabora com a prevenção de doenças nos olhos

Boa parte das doenças oculares é causada pelos radicais livres que se acumulam no tecido do olho com a idade. Os carotenoides presentes no abacate possuem ação antioxidante e seu consumo ajuda a prevenir doenças nos olhos.

5) Faz com que você absorva melhor os nutrientes

Combinar outros alimentos saudáveis com abacate é uma prática alimentar ótima: isso faz com que seu corpo absorva 3 vezes mais antioxidantes, que combatem os radicais livres. O abacate pode tanto estar incluso no pranto quanto como sobremesa.

O consumo de abacate melhora a saúde da pele, cabelos e unhas
O consumo de abacate melhora a saúde da pele, cabelos e unhas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

6) Melhora a pele, cabelos e unhas

Você já deve ter visto vários produtos de beleza à venda que levam abacate. O motivo disso é que a fruta tem quantidades significantes de vitaminas e betacaroteno, grande aliado da pele e efetivo no fortalecimento de unhas e cabelos.

7) Aumenta a densidade mineral dos ossos

O abacate possui uma boa gama e quantidade de minerais. Eles melhoram a composição óssea, reduzindo as chances de problemas como osteoporose. Falando novamente sobre os carotenoides presentes na fruta, eles minimizam os efeitos da redução de cartilagem.

8) Evita a deficiência de vitamina K

A vitamina K é essencial no corpo humano. Sua principal função é agir no processo de coagulação sanguínea, tornando-a rápida e efetiva. Um único abacate contém cerca de 40% da quantidade de vitamina K necessária ao corpo humano diariamente.

9) Combate inflamações

Rico em substâncias anti-inflamatórias, o abacate, aliado à boa alimentação e tratamento adequado, reduz sintomas de inflamação em articulações e músculos, como é o caso das tendinites e artrites.

10) Variedade de receitas

Apesar de ser mais consumido doce no Brasil, o abacate é amplamente consumido salgado em outros países e pode ser aplicado em diversos pratos e bebidas, adquirindo novos sabores com combinações e temperos.

TudoGostoso
  • separator
  • comentários
publicidade