0

Morango azul existe? Descubra a história por trás dessa fruta

Descubra se o morango azul realmente existe ou é apenas manipulação digital e conheça a história por trás dessa fruta de cor azul

4 jun 2019
17h04
  • separator
  • 1
  • comentários

Navegando pela internet, você já deve ter visto algumas coisas estranhas. A maioria é fruto de montagens e manipulações digitais, mas algumas dessas coisas realmente nos deixam em dúvida se o que vemos é real ou não. Esse é o caso do morango azul, uma versão inusitada dessa fruta tão amada pelos brasileiros. Por isso, o blog do TudoGostoso veio sanar a dúvida. Descubra a seguir se o morango azul existe e conheça a história por trás dessa fruta.

O morango azul é um dos mistérios da internet
O morango azul é um dos mistérios da internet
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Morango azul existe? Te contamos tudo sobre o assunto

Bem, sim e não. O morango azul existe, de fato, mas não é uma fruta encontrada na natureza. O motivo é simples: o morango azul é uma fruta geneticamente modificada em laboratório. E mais, a sua cor veio de um peixe!

Morangos mutantes

A empresa responsável pela criação do morango azul é a OGM. Parte da sua sigla vem do termo Genetically Modified, em português, geneticamente modificados. A empresa adiciona e remove genes de uma série de espécies de plantas para então criar uma nova espécie, mais resistente ou com algum diferencial que a espécie original não possui. Esse foi um dos projetos de maior valor estimado da empresa, que modificou geneticamente o morango para que resistisse à temperaturas de congelamento e durasse mais tempo. Como efeito colateral, a fruta ficou azul.

O que o peixe tem a ver

O gene aplicado no morango veio de uma espécie marítima chamada Peixe do Ártico. Esse peixe produz uma substância anticongelante para se proteger das baixas temperaturas do clima polar em que vive. Ao ter seu gene transferido para o morango, isso o tornou mais resistente, ao mesmo tempo que alterou a coloração da fruta. Esse morango é comestível e pode ser usado em receitas para fazer recheios ou tortas em geral, assim como a fruta original.

A cor do morango azul é resultado da aplicação do gene de um peixe
A cor do morango azul é resultado da aplicação do gene de um peixe
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Não espere encontrar um no mercado

A intenção desse experimento era ver como o morango se comportaria com a mutação, sem um objetivo comercial. O morango azul seria apenas um objeto de estudo do funcionamento de mecanismos biológicos. Há quem diga que ele é comercializado em pontos de venda selecionados na Europa, porém sua embalagem é pequena e bem cara.

Biologicamente falando, o cultivo dos morangos azuis não é viável, pois os pigmentos dessa cor são muito sensíveis à luz solar e se degradam com facilidade. Para que eles fossem cultivados, seria necessário um ambiente controlado para que se desenvolvessem bem, o que aumentaria muito o preço da fruta.

TudoGostoso
  • separator
  • 1
  • comentários
publicidade