0

Lixeira na pia da cozinha: por que você não deve ter

Ter uma lixeira na pia da cozinha é motivo de controvérsia, mas você sabe o motivo? Veja no blog do TudoGostoso por que você não deve ter uma

22 ago 2019
17h02
  • separator
  • 0
  • comentários

Ter uma pequena lixeira em cima da pia da cozinha é um hábito bem comum. Afinal, ela é uma boa opção para descartar lixo orgânico de maneira rápida enquanto a comida é preparada. No entanto, esse hábito pode ser perigoso para a saúde. Quer saber o motivo? Confira a seguir por que você não deve ter uma lixeira na pia da cozinha.

Veja por que não ter uma lixeira na pia da cozinha
Veja por que não ter uma lixeira na pia da cozinha
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Lixeira na pia da cozinha: por que você não deve ter

O motivo pelo qual ter um lixeira na pia da cozinha não é recomendado é o risco de contaminação. O ambiente úmido e escuro é propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem ser nocivos ao corpo humano e nos deixar doentes, além de poder atrair insetos. Devido à proximidade com a comida que é preparada da pia, a contaminação pode acontecer ao menor descuido. Mas tenha calma! A lixeira, quando utilizada da maneira certa, não é um risco à nossa saúde.

Essa lixeirinha passa a ser um problema quando não há controle do que é depositado nela e quando a limpeza não é frequente. Caso ela seja utilizada apenas para o descarte de lixo orgânico produzido pelo preparo de receitas, como cascas de ovos e frutas, ela é inofensiva. No caso de ela ser utilizada para descartar outros itens, como embalagens diversas e alimentos estragados, esse hábito deve ser mudado. Lembre-se que comida estragada também não deve ser depositada nela, ok? Para isso, utilize uma lixeira de chão com pedal, dessa forma, suas mãos entram menos em contato com o conteúdo dela.

Como fazer a manutenção da lixeira

Se você decidiu que irá manter sua fiel lixeira na pia, precisa saber como mantê-la de forma higiênica. A dica mais importante é: sempre lave as mãos ao encostar nela e antes de pegar alimentos. Mexer em ambos pode levar micro-organismos à comida.

Você também deve realizar uma manutenção diária da lixeira: troque o saco da lixeira todos os dias e, ao fim do dia, faça uma limpeza do objeto com cloro. A pia também deve ser limpa com água e sabão para garantir a higiene do local de preparo dos alimentos.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade