0

Jurubeba: o que é e como fazer conserva

A jurubeba é uma planta muito conhecida pelo Brasil por suas propriedades medicinais: confira como usar e fazer sua conserva

23 set 2019
14h47
  • separator
  • 0
  • comentários

Você sabe o que é jurubeba? Ela é uma planta que tem sabor amargo muito forte e é conhecida por ter várias propriedades medicinais. Confira aqui os benefícios da jurubeba e aprenda a fazer uma conserva com ela!

Jurubeba: conheça os benefícios
Jurubeba: conheça os benefícios
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O que é a jurubeba

A jurubeba é uma planta muito conhecida no interior do Brasil, principalmente nos estados do Nordeste e Centro-Oeste, mas ela está presente em todo território nacional. Por ter um sabor amargo muito acentuado, não é muito usada na culinária, mas sua forma em conserva é muito conhecida e funciona como um poderoso aliado medicinal, trazendo vários benefícios para saúde e auxiliando em diversos tratamentos. A jurubeba possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, cicatrizante, hepatoprotetora e por aí vai. São muitos benefícios oriundos do consumo periódico da conserva, que pode ser feita com os frutos, raízes e folhas da planta. Além disso, a jurubeba também pode ser feita como chá e licor.

Como usar a jurubeba

O consumo de jurubeba é associado ao combate dos sintomas de ressaca, pois ela é boa para o fígado. Ela também tem ação eficaz contra febre e contra hipertensão, além de estimular o bom funcionamento do coração. Por ter uma alta concentração de ferro, também é indicada para tratar anemias. Seu uso, entretanto, deve ser moderado e controlado, pois ela tem ação hipotensiva (abaixa a pressão arterial); deve ser administrada com supervisão em pessoas que possuam qualquer tipo de condição cardíaca. A melhor maneira de consumir a planta é em chá, podendo tomá-lo todos os dias, mas também é possível ser consumida como um tônico, licor, na comida ou até mesmo em cápsulas. Alguma dúvida se você pode consumir a jurubeba? Procure um médico ou nutricionista.

Jurubeba em conserva: como fazer

Ingredientes 

Frutos de jurubeba a gosto

Alho a gosto

Sal a gosto

Água para cozinhar os frutos

Vinagre (o suficiente para cobrir o pote de vidro escolhido)

Pimenta vermelha a gosto

Temperos de sua preferência (pode ser pimenta-do-reino, ervas finas, folhas de louro, etc)

Azeite a gosto

Modo de preparo

Selecione a quantidade de jurubeba que desejar.

Limpe e lave muito bem em água corrente.

Deixe-as de molho por 24 horas.

Ferva os frutos com água e 2 colheres (sopa) de sal várias vezes, trocando a água (em torno de 5 ou 6 vezes). Esse processo ajuda a amenizar o gosto amargo do fruto.

Em seguida, escorra bem e reserve até esfriar.

Em um pote de vidro esterilizado da sua escolha, adicione os frutos de jurubeba já fervidos.

Acrescente o vinagre (até preencher o pote), o azeite, o alho, a pimenta e os demais temperos que preferir.

Deixe curtir dois dias e depois está pronto para consumo.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade