0

Hambúrguer perfeito: veja as dicas de como preparar

Veja como preparar o hambúrguer perfeito: confira as dicas do blog do TudoGostoso!

6 jan 2019
12h53
  • separator
  • comentários

É muito difícil achar alguém que não ame um delicioso hambúrguer. Seja na hora do lanche ou como uma refeição mais rápida, o hambúrguer é uma receita prática e supergostosa. No TudoGostoso, você encontra diversas maneiras de preparar hambúrguer e seus acompanhamentos. Mas uma das partes mais importantes desse prato é a própria carne do hambúrguer. É preciso seguir algumas etapas para que ela fique perfeita, macia e suculenta. Por isso, a gente te mostra como fazer o hambúrguer perfeito! Confira as dicas e arrase no preparo do seu hambúrguer caseiro:

Hambúrguer perfeito: confira as dicas

Hambúrguer perfeito: confira
Hambúrguer perfeito: confira
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Só carne e nada mais

É importante que você dê preferência para cortes de carne frescas e suculentas. Uma boa qualidade também pode ser mais um ponto a favor. Se você for usar pedaços de carne de segunda, tente mesclar com partes de maminha, alcatra ou fraldinha. Fique de olho na textura, cheiro e cor da sua carne: um produto de qualidade tem mais chances de se transformar em um hambúrguer perfeito! Opte por receitas que não adicionam muitas coisas no modo de preparo, como ovo, farinha ou biscoitos. Um hambúrguer, no geral, só precisa da carne moída e alguns temperos para ficar delicioso. Dica: dê preferência para as carnes moídas recentemente, para que sua carne tenha mais chances de dar certo!

Gordura é importante para o hambúrguer

Tanto para o processo de modelagem quanto para o sabor, a gordura é muito importante para o seu hambúrguer perfeito! É ela que vai fornecer parte da suculência para a sua carne na hora do preparo. Por isso, você deve sempre estar atento à proporção de gordura do seu hambúrguer. O ideal é que ele tenha pelo menos 10% de gordura e não mais que 20%  da quantidade total de carne. Assim, se você for usar 2 kgs de carne, tenha em mente pelo menos 200 g de gordura, que pode ser bacon ou outra carne mais gordurosa.

Modelando o seu hambúrguer

Você pode achar várias maneiras de dar forma para a sua carne e transformá-la em um hambúrguer. Utilize o aro de fritar os ovos, uma colher ou concha, um prato ou qualquer utensílio que achate e arredonde a sua carne. E durante esse processo de modelagem não se esqueça de bater bastante a carne de uma mão para outra e apertar bem o centro do hambúrguer. Isso vai impedir que sua carne estufe e fique cheia de ar, por isso é importante que você aperte e bata bastante até ela ficar mais compacta. O tamanho dos hambúrgueres também é superimportante: isso vai determinar se sua carne vai ficar suculenta ou seca. Assim, tente deixar pelo menos 1 dedo de altura nos seus hambúrgueres para que ele grelhe de maneira uniforme e úmida.

A escolha e a hora de colocar os temperos

Você pode usar temperos variados no seu hambúrguer, mas se lembre de nunca misturá-los antes do preparo. Os ingredientes básicos sempre são sal e pimenta, só com eles você já consegue um belo hambúrguer. Mas nada impede que você misture outras coisas, como cebola, alho, salsinha e outros temperos. O mais importante é sempre ter em mente que quanto mais tarde você adicionar os temperos, menos chance da sua carne perder a umidade e desidatrar.

Chapa ou frigideira? O importante é a temperatura!

A grelha, chapa ou frigideira são as superfícies possíveis de você preparar o seu hambúrguer. E em qualquer uma delas, o mais importante sempre vai ser a temperatura. É essencial que você preaqueça sua, chapa, frigideira ou grelha por até 10 minutos antes de levar os hambúrgueres. Coloque um pouco de óleo ou manteiga e ajeite delicadamente seus hambúrgueres, não pressione a carne! Frite de acordo com o ponto desejado, de 5 a 10 minutos de cada lado. Quanto mais tempo, mais seca e cozida ela vai ficar.

Monte seu hambúrguer com acompanhamentos deliciosos
Monte seu hambúrguer com acompanhamentos deliciosos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Pão e acompanhamentos

Nessa hora você pode deixar solta sua imaginação: experimente várias combinações e ingredientes. De saladas a molhos, você pode usar diversos complementos para deixar seu hambúrguer ainda mais gostoso. E isso também vale para o pão, seja integral ou o tradicional, o mais importante é lembrar de selá-lo. Antes de colocar a carne e os outros ingredientes, passe durante alguns minutinhos o pão por uma chapa ou frigideira. Isso vai impedir que os sucos da carne ou os molhos despedacem seu pão por completo. Além disso, antes de montar seu hambúrguer, não se esqueça de deixar sua carne descansando alguns minutos para que ela fica ainda mais suculenta. Dica: se você optar por usar queijo no seu hambúrguer, coloque-o por cima do seu hambúrguer ainda na chapa ou frigideira, tampe e deixe derreter por 1 minuto.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade