1 evento ao vivo

Gorduras boas: saiba quais consumir e conheça seus benefícios

Saiba quais gorduras boas consumir e conheça seus benefícios: veja quais alimentos consumir para ter mais saúde através da alimentação

25 nov 2019
18h53
  • separator
  • 0
  • comentários

A gordura é essencial para o nosso corpo, entretanto deve ser consumida com moderação. Gorduras boas são aquelas conhecidas como monoinsaturadas, que ajudam no controle dos níveis de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL), diferente das gorduras saturadas encontradas em produtos ultraprocessados, por exemplo. O TudoGostoso selecionou uma lista de gorduras boas que você deve consumir: confira quais são e os seus benefícios:

Conheça os alimentos que são fontes de gorduras boas e que fazem bem pra saúde
Conheça os alimentos que são fontes de gorduras boas e que fazem bem pra saúde
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Conheça os principais alimentos ricos em gorduras boas para incluir na sua dieta

Abacate

Apesar do alto valor calórico, o abacate é uma fruta muito nutritiva, rica em gorduras boas que fazem bem ao organismo. Essas gorduras, chamadas de monoinsaturadas, ajudam a controlar os índices de colesterol. Além disso, o abacate é rico em vitaminas A, B e E, além de ser uma ótima fonte de proteínas para vegetarianos, veganos e quem está em dietas de restrição de carboidratos.

Ovo

O ovo é um grande aliado de quem está de dieta, pois apesar de calórico, é rico em gorduras boas e uma fonte essencial de proteínas, sobretudo a albumina - conhecida como "proteína do ovo" - que ajuda na recuperação muscular e acelera o ganho de massa magra. Em sua composição, ainda é possível encontrar altos índices de vitaminas A e B, selênio, cálcio e muitos outros nutrientes que trazem inúmeros benefícios para nossa saúde.

Oleaginosas

Castanhas oleaginosas como amêndoa, avelã, nozes, castanha-do-Pará, pistache, castanha-de-caju e outras são excelente fonte de proteínas e gorduras boas. Em pequenas porções, são ideais para pequenos lanches entre as refeições pois detém grande poder de saciedade. Ricas em vitaminas, fibras e ômega-3, são ótimas para saúde do cérebro, controle glicêmico do sangue e para regularização do intestino.

Óleo de coco

O óleo de coco é muito conhecido pelos seus benefícios cosméticos, proporcionando um alto poder de hidratação do cabelo e da pele. Mas seu consumo também é muito benéfico: substituindo óleos, ele é excelente para ser usado na preparação de pratos. Além disso, ele acelera o metabolismo, promove saciedade, controla as taxas de açúcar no sangue e auxilia na boa saúde do sistema imunológico. Por ter uma grande quantidade de ácidos graxos, seu consumo é imediatamente convertido em energia, logo é muito bom para ser usado em preparações pré-treino.

Peixes

Peixes enriquecidos em gordura como salmão, sardinha, atum, por exemplo, são ricos em ômega-3, um tipo de ácido graxo que é essencial para saúde do cérebro e atua diretamente na prevenção de infecções e inflamações. Por conter uma grande concentração de gorduras monoinsaturadas, o consumo frequente desses peixes também ajuda na melhora das taxas de colesterol, ajuda a melhorar o humor e são uma poderosa fonte de vitaminas A e D, proteínas e nutrientes como cálcio e potássio.

Sementes

Sementes como a chia e a linhaça, por exemplo, são excelentes aliadas de quem está passando por dietas de reeducação alimentar justamente por promoverem uma sensação de saciedade, principalmente quando associadas a outros alimentos como iogurtes, por exemplo. Ricas em ômega-3, são aliadas da saúde do coração e do cérebro. Ajudam a controlar picos de insulina e reduzem o colesterol ruim, além de possuírem alta concentração de fibras, regulando assim a atividade intestinal e melhorando o metabolismo.

Azeite de oliva

O azeite é um clássico da alimentação saudável e uma ótima fonte de gordura boa. Perfeito para temperar saladas, ele é rico em ácido graxos e é um conhecido aliado do coração, prevenindo problemas cardiovasculares e hipertensão. É também muito conhecido por ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral, conhecido como AVC. Por ser muito calórico, entretanto, é ideal usá-lo com moderação.

Manteiga

A manteiga - não a margarina - é uma excelente fonte de gorduras boas, uma vez que é rica em ácidos graxos complexos como ômega-3 e ômega-6. Também é rica em nutrientes e proteínas lipossolúveis, além de minerais como selênio, que tem ação oxidante e previne infecções. Como é feita a partir do leite, a manteiga possui gorduras animais, que são metabolizadas pelo corpo mais facilmente, além de garantirem uma melhor absorção de nutrientes.

Chocolate amargo

O chocolate é motivo de felicidade pra quase todo mundo, né? Quando consumido da maneira correta, ele traz muitos benefícios para nosso corpo. Nutricionistas concordam que um pequeno tablete de chocolate amargo, de composição 60% a 70% cacau, traz muitos benefícios para nossa saúde como melhora na circulação sanguínea, combate ao envelhecimento precoce, relaxa a musculatura e melhora o humor. Além disso, ele nos ajuda a ficar mais alertas graças à grande quantidade de cafeína em sua composição e também nos dá a sensação de saciedade.

Carne de porco

Rica em gorduras monoinsaturadas, o consumo da carne de porco, principalmente o lombo, pode ser mais benéfico que o frango, por exemplo. Para quem faz dieta, é uma excelente fonte de proteína, ajuda na composição corporal e na saúde do sistema cardiovascular. Além disso, por ser uma gordura animal, assim como a manteiga, é metabolizada pelo corpo com mais facilidade, absorvendo melhor os nutrientes, dos quais é rica em minerais como ferro e potássio.

Veja também:

5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol: confira

Alimentos ricos em cálcio: o leite não está nessa lista

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade