0

Forma de silicone: como conservá-la e utilizá-la no preparo de bolos

Tem dúvidas na hora de usar a forma de silicone? O TudoGostoso vai te dar algumas dicas e provar como ela pode ser uma aliada no preparo de bolos perfeitos!

17 mai 2018
13h47
  • separator
  • comentários

Forma de silicone é um dos utensílios perfeitos pra quem ama praticidade! Conhecidas por serem flexíveis, detalhadas, coloridas e antiaderentes, essas formas ajudam a desenformar as receitas com excelência, sem deixar nenhum pedacinho pra trás. Mas pode ser que você ainda não esteja muito familiarizado com a forma de silicone. Afinal, ela pode ir no micro-ondas? Como limpar? Mesmo sendo antiaderente, tem que untar? Se você escolheu esse tipo de forma, o TudoGostoso vai te ensinar agora como usar a forma de silicone para fazer bolos perfeitos!

Bolo assado em forma de silicone
Bolo assado em forma de silicone
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como usar a forma de silicone para fazer bolos

Detalhes que fazem a diferença

As formas de silicone também são as queridinhas de quem gosta de receitas detalhadas e que chamam atenção logo de cara! Por isso, se você quer arrasar na apresentação das receitas, procure apoiar a forma de silicone sobre a superfície firme de uma assadeira na hora de levar ao forno. Isso porque as formas são maleáveis e, à medida que a massa for crescendo no forno, ela pode acabar se deformando dentro da forma e distorcendo os detalhes na massa.

Untar ou não untar, eis a questão

Falamos ali em cima que as formas de silicone são conhecidas por serem antiaderentes e, portanto, não é necessário untá-las. Mas o recomendado pelos fabricantes é que você unte com um pouco de óleo apenas nas primeiras vezes de uso.

Porém isso também pode variar de acordo com a qualidade do material da sua forma. Se você tiver inseguro, forre a forma com papel-manteiga. O ponto negativo disso é que, se a sua forma for muito detalhada, corre o risco de os detalhes não aparecerem tanto na massa ? aí o jeito é untar com óleo mesmo.

Papel-manteiga forrando as formas de silicone
Papel-manteiga forrando as formas de silicone
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Forma de silicone pode ir ao micro-ondas?

Pode sim, leitores! O material de silicone foi feito para resistir a altas temperaturas, portanto, pode fazer seus bolos de micro-ondas sem preocupação. O único detalhe importante é não preencher demais a forma com a massa, para evitar que a massa transborde ao crescer. Ah, e se for levar a forma de silicone ao micro-ondas não utilize, em hipótese alguma, a assadeira de aço para apoiar a forma, hein? Metal e micro-ondas não combinam.

Motivos de sobra para amar a forma de silicone

A forma de silicone tem uma superfície lisa e não porosa. Essas qualidades contribuem para que a massa asse de forma uniforme, poupando seu tempo e garantindo bolos lindos! Além disso, a superfície lisa também impede que resquícios de comida acabem se impregnando na forma. Sendo assim, pode assar ali doce ou salgado que não vai ficar gostinho nem cheiro de comida anterior!

Formas de silicone colocados sobre uma assadeira de aço
Formas de silicone colocados sobre uma assadeira de aço
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Praticidade até na limpeza

As formas de silicone são antiaderentes, portanto, os possíveis resquícios de comida que sobrarem ali irão se soltar facilmente! Para limpar a forma, basta colocá-la de molho em água morna e, em seguida, lavar com a esponja ? mas do lado macio, hein? E nada de palha de aço!

De olho na embalagem!

Por último, mas não menos importante, ao comprar uma forma de silicone não deixe de olhar as recomendações do fabricante na embalagem. Isso irá ajudar a conservar sua forma e manter toda a sua qualidade por mais tempo.

Agora que você já sabe como utilizar uma forma de silicone, que tal preparar um bolo de beijinho ou em um cupcake?

Formas de silicone de cupcake
Formas de silicone de cupcake
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade