0

Esponjas de cozinha: como usá-las corretamente para lavar a louça

Veja no blog do TudoGostoso como usar as esponjas de cozinha corretamente na hora de lavar a louça!

21 abr 2018
10h02
  • separator
  • 0
  • comentários

Para muitas pessoas, o pior trabalho doméstico é lavar a louça. Para facilitar esse momento, o blog do TudoGostoso já publicou algumas matérias com dicas surpreendentes para você lavar a louça mais rápido e 3 dicas para limpar panela queimada. Hoje vamos falar das esponjas de cozinha e dar algumas dicas para lavar a louça da maneira correta. Confira!

Esponja tradicional
Esponja tradicional
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Esponjas de cozinha: veja como usá-la corretamente

Para que serve cada lado da esponja?

A maioria das esponjas possuem dois lados: o lado verde, que é uma fibra abrasiva, e o lado amarelo, da espuma supermacia. E saiba: cada um tem uma finalidade. Usado de maneira incorreta, elas podem arranhar os seus utensílios domésticos e até danificá-los. Veja para que eles servem:

Lado verde: use o lado verde para limpar utensílios que estão muito sujos, como talheres, formas, grelhas e utensílios de churrasco. Evite usar em panelas antiaderentes e potes de vidro. De maneira alguma use em porcelanas com decorações pintadas, pois ele pode até deformar as pinturas. Para esses casos, o indicado é utilizar apenas um pano umedecido e desengordurante.

Lado amarelo: use o lado macio da esponja para o restante dos utensílios como copos de vidro, panelas inox, panelas antiaderentes e recipientes plásticos.

Esponja salva unhas
Esponja salva unhas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Esponjas de cozinha diferentes

Além da esponja tradicional de cozinha, você também pode encontrar outros tipos de esponja no mercado. Confira alguns dos modelos abaixo:

Palha de aço: um dos maiores erros é usar a palha de aço para limpar panelas com crosta de comida. Para esses casos, o melhor a se fazer é deixar a panela de molho durante um tempo e depois tentar a lavagem com a esponja comum. A palha de aço deve ser reservada para a limpeza de produtos resistentes como as grelhas da churrasqueira e os espetos. Ela também é muito usada fora da cozinha para limpar e remover excesso de materiais como gesso.

Esponja salva unhas: existe um modelo da esponja tradicional feita para proteger as unhas. É realmente horrível ter acabado de deixar as unhas bonitas e, na primeira lavagem de louça, elas ficarem todas feias e descascadas. Para salvar as pessoas desse problema, é possível encontrar uma esponja com um encaixe perfeito para os dedos.

Esponja macia: ela foi feita para ser utilizada em superfícies delicadas, como o vidro do fogão e os azulejos da cozinha. Diferente da tradicional, ela não possui o lado verde de fita abrasiva.

Esponja macia azul
Esponja macia azul
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Dicas para lavar a louça

A esponja absorve muita gordura na hora de lavar a louça, por isso, vamos dar 2 dicas que vão te ajudar muito nessa hora!

1) Sempre lave os copos primeiro

Eles tendem a ser menos gordurosos que os pratos e as panelas cheias de comida. Se você deixar para lavar por último, eles ficarão com toda a gordura da comida. Uma dica extra é usar uma esponja só para copos.

2) Lave a esponja

Ainda que você troque a sua esponja semanalmente, ela deve ser lavada toda vez que você utilizá-la. Para isso, coloque um pouco de detergente e esfregue uma ponta na outra para remover o excesso de gordura.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade