0

É verdade que inhame cru faz mal?

Já ouviu falar que inhame cru faz mal? Venha saber se isso é verdade!

9 abr 2018
17h59
  • separator
  • 0
  • comentários

O inhame é um tubérculo rico em diversas vitaminas e mineiras. Ele é muito versátil e pode ser usado para preparar várias receitas, como nhoque, sopa, e purê. Também é possível fazer sucos com o inhame, e essa é uma das melhores maneiras para preservar os nutrientes desse alimento. No entanto, surgem cada vez mais vemos relatos de pessoas que passam mal ao ingerir suco de inhame cru. Afinal, inhame cru faz mal? Confira aqui no TudoGostoso!

Cará: um tipo de inhame
Cará: um tipo de inhame
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Inhame cru faz mal ou não?

O aumento do consumo de suco de inhame cru não é por acaso. Ele ajuda a manter bom funcionamento do sistema imunológico, aumenta a sensação de bem-estar e também é bastante indicado em caso de doenças como dengue, por aumentar a quantidade de plaquetas no sangue. No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao consumir o suco de inhame cru.

Existem pelo menos 2 espécies de inhame consumidas no Brasil: o cará e o taro. O cará é o mais conhecido e o mais utilizado no preparo de bolos e pães. Esse tipo de inhame pode, sim, ser ingerido cru nos sucos. Porém, o taro não pode, em hipótese alguma, ser consumido cru!

O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia. Isso acontece porque o organismo não consegue eliminar de maneira natural essas toxinas, sobrecarregando órgãos como os rins. Porém, ao cozinhar o taro, esses compostos se desfazem, deixando de ocasionar esses efeitos indesejáveis.

Portanto, se quiser preparar um suco de inhame cru, procure sempre o cará. Para usar o taro, cozinhe antes!

Taro: tipo de inhame que não pode ser consumido cru
Taro: tipo de inhame que não pode ser consumido cru
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Receita de suco de inhame cru

1 xícara (chá) de inhame cará descascado, lavado e cortado em cubos
500 ml de água
suco de 1/2 limão
gengibre a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata o inhame picado com a água até formar um suco denso.
Acrescente o suco de limão e o gengibre a gosto.
Bata novamente por 3 minutos.
Sirva gelado.

Suco de inhame
Suco de inhame
Foto: TudoGostoso/Nayara Bravin / TudoGostoso
TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade