0

Diferenças entre suco, néctar e refresco: saiba quais são

Descubra no blog do TudoGostoso as diferenças entre suco, néctar e refresco e aprenda a fazer a melhor escolha para você nas próximas compras

19 jun 2019
16h02
atualizado em 21/6/2019 às 10h14
  • separator
  • 0
  • comentários

Quem nunca chegou no mercado e ficou confuso com as nomeações utilizadas na sessão de sucos? Termos como refresco e néctar surgem em embalagens de bebidas de frutas e a principal diferença notada pelas pessoas é o preço. Descubra quais são as diferenças entre suco, néctar e refresco e escolha a melhor opção para você na sua próxima ida ao mercado.

Veja quais são as diferenças entre suco, néctar e refresco
Veja quais são as diferenças entre suco, néctar e refresco
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Diferenças entre suco, néctar e refresco: saiba quais são

Refrescos

Os refrescos não são fermentados e contam com apenas 10% de fruta. Eles são feitos a partir do suco da fruta ou polpa diluídos em água. Geralmente, são vendidos de maneira concentrada para serem feitos em casa. Esses produtos já contém adição de água, mas a adição de açúcar tende a ser ser feita pelo consumidor.

Néctar

Esse é o tipo mais encontrado no mercado. As bebidas classificadas como néctar de frutas são mais doces que o suco e podem conter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Sua concentração de polpa gira em torno de 30%. No mercado, ele pode ser facilmente confundido com o suco de frutas. A dica para diferenciá-lo é prestar atenção na embalagem: ela não conta com a palavra suco em destaque, apenas o nome da fruta. No canto inferior, também é possível identificar a porcentagem de polpa presente no produto.

Sucos

Em teoria, são compostos apenas por ingredientes naturais encontrados nas próprias frutas, não contendo aromatizantes, açúcares ou corantes artificiais. Na prática, fabricantes de bebidas são autorizados a comercializar produtos como suco quando eles têm mais de 50% de polpa. O Ministério da Agricultura regula que há a necessidade de apresentar no rótulo qual é a classificação do produto, juntamente com a porcentagem de polpa. Por isso, para avaliar a melhor opção para você, caso esteja procurando um suco, confira a porcentagem de polpa, presente no canto inferior do rótulo.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade