0

Diferenças entre requeijão e cream cheese: confira

Para você saber o que está comprando: confira quais são as diferenças entre requeijão e cream cheese!

9 jul 2018
11h18
  • separator
  • comentários

Requeijão e cream cheese: dois produtos derivados do leite com os quais é possível fazer receitas incríveis, como macarrão com requeijão, peito de frango ao forno com requeijão, torta de frango com cream cheese e milho e salmão ao cream cheese. Mas, apesar de parecidos, esses dois ingredientes pra lá de versáteis são diferentes ? tanto no modo de preparo quanto no seu sabor e valor nutricional. Por isso, o TudoGostoso vai te mostrar quais são as diferenças entre requeijão e cream cheese! Descubra a seguir:

Requeijão sobre uma fatia de pão
Requeijão sobre uma fatia de pão
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Diferenças entre requeijão e cream cheese

Calorias, proteínas e gorduras saturadas

Em relação às calorias, proteínas e gorduras, não há muitas diferenças entre os dois produtos. Esse valores podem variar de acordo com a marca. Se você procura uma opção mais light para passar no pão, opte por ricota ou queijo cottage.

De olho no sódio

Quem sofre de hipertensão deve procurar consumir alimentos que contenham menos sódio. Por isso, ao comparar cream cheese e requeijão, o mais recomendável é que se dê preferência ao cream cheese por possuir taxas menores de sódio em sua composição. Mas lembrando: sempre com moderação, hein!

Preparo

Tanto requeijão quanto cream cheese passam pelo processo de fermentação para a formação da coalhada. Porém esse processo no cream cheese é obtido através da adição de um microorganismo externo chamado Streptococcus thermophilus.

Quando se trata do requeijão, a coalhada é obtida pela adição de uma enzima chamada coalho contida no quarto estômago de animais ruminantes, como a vaca. É essa enzima que ajuda a dar ao requeijão sua cremosidade rígida característica e, em seguida, o "creme" passa por uma etapa de fusão da massa. Vale lembrar que ao requeijão também são adicionados ingredientes como creme de leite, água e sal, contribuindo tanto para o seu sabor quanto para a sua textura.

Cream cheese em uma tigela servido com nachos
Cream cheese em uma tigela servido com nachos
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade