0

Diferenças entre azeitona verde e preta: confira quais são

Veja quais são as diferenças entre azeitona verde e preta e saiba como utilizá-las em receitas e como acompanhamento de bebidas

30 ago 2019
17h20
  • separator
  • 0
  • comentários

Provavelmente você já teve essa dúvida enquanto estava no mercado fazendo as compras: será que existem diferenças entre azeitona verde e preta? A resposta é sim, mas não é tão simples quanto parece. Curiosos para saber o que difere as duas? Confira a seguir!

Veja quais são as diferenças entre azeitona verde e preta
Veja quais são as diferenças entre azeitona verde e preta
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Diferenças entre azeitona verde e preta: confira quais são

Mesmo fruto, produtos diferentes

Ambas as azeitonas têm origem na mesma árvore, a oliveira. O motivo para haver azeitonas pretas e verdes é o tempo de maturação dos frutos: as verdes são imaturas, enquanto as pretas são colhidas já maduras. Os dois tipos passam por um processo de curtimento, onde seu gosto, naturalmente muito amargo, é suavizado.

A diferença dos sabores

A diferença da época da colheita das azeitonas influencia no gosto e textura delas. As azeitonas verdes são mais consistentes e possuem mais óleo, o que as tornam mais amargas. Já as azeitonas pretas, que são colhidas maduras, contém mais água, o que as faz ficarem mais macias e de gosto mais suave.

Mas não espere que todas as azeitonas da mesma cor possuam os mesmos sabores! Existem uma série de tipos de azeitona, cada um com a sua particularidade. Em compensação, as características acima são comuns a todas as azeitonas da mesma cor.

Como harmonizar azeitonas verdes e pretas

Se você quer extrair o melhor do sabor das azeitonas, assim como bebidas e azeites, é preciso encontrar o tipo ideal para realçar os sabores das receitas. As azeitonas verdes, de sabor mais forte, combinam muito bem com o preparo carnes vermelhas e acompanhamento de bebidas, como o famoso dry martini e cervejas artesanais. Seu sabor traz contraste aos preparos. Já a azeitona preta, mais suave, é uma boa escolha pra incrementar massas, saladas verdes, molhos picantes e peixes. Ela também cai muito bem com alguns tipos de vinho.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade