0

Diferença entre molho e extrato de tomate: você sabe qual é?

Se você pensava que os dois ingredientes eram a mesma coisa, o TudoGostoso vai te mostrar a diferença entre molho e extrato de tomate!

8 ago 2018
10h03
  • separator
  • comentários

Eis que você decidiu fazer uma lasanha à bolonhesa ou uma pizza de frango caprichada, mas na hora de verificar os ingredientes, você percebe que consta molho de tomate e você só tem extrato em casa. Tudo bem, afinal eles são a mesma coisa, né? Os dois são de tomate e servem para dar mais cor e sabor às receitas, não é isso? Sentimos em informar que o raciocínio está errado, querido leitor. Então, se você pensava dessa forma, o TudoGostoso veio te explicar qual é a diferença entre molho e extrato de tomate. Afinal, apesar dos dois serem feitos com tomate, eles possuem papéis diferentes nos pratos. Confira a seguir para não bobear mais!

Molho feito com extrato de tomate
Molho feito com extrato de tomate
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Diferença entre molho e extrato de tomate

Extrato de tomate

É a versão mais concentrada por se tratar da polpa do tomate. Por isso, é necessário dilui-lo antes da utilização, sendo um ingrediente bastante indicado como base para molhos. Ao extrato de tomate são adicionados sal e açúcar, deixando-o ainda mais saboroso! Esse ingrediente, por ser concentrado, proporciona molhos mais densos, cheios de cor e principalmente sabor. Por isso, não abra mão do extrato de tomate em receitas como lasanha com massa de panqueca, arroz de forno à parmegiana, almôndegas ao molho de tomate cremoso ou até a própria receita de molho de tomate.

Molho de tomate

Por outro lado, o molho de tomate é o tomate já processado, diluído, mais líquido e pronto para ser incluso nas receitas! Além disso, esse ingrediente, diferentemente do extrato, costuma já vir temperado com sal, especiarias e ervas ? são comuns manjericão, orégano, cebola, alho etc. É por isso que a maioria das receitas como molho para cachorro quente, pizza de liquidificador fácil, panqueca de carne com molho de tomate e filé de peixe ao molho de tomate e requeijão pedem esse molho pronto, que é prático e pra lá de saboroso!

Molho de tomate feito com tempero e especiarias
Molho de tomate feito com tempero e especiarias
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade