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Dieta FODMAP: veja para que serve e quais alimentos evitar

Veja no blog do TudoGostoso o que é a dieta FODMAP e por que algumas pessoas estão evitando essa categoria de alimentos no dia a dia

25 nov 2019
16h46
atualizado em 26/11/2019 às 09h39
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Você já ouviu falar em FODMAP? Muitas pessoas têm deixado de consumir essa categoria de alimentos em busca de uma melhor qualidade de vida. Apesar de ser benéfico para pessoas que sofrem com distúrbios e desconfortos intestinais, esse plano alimentar deve ser acompanhado por um profissional e não deve durar mais que 8 semanas ? é aconselhável procurar um nutricionista. Confira se a dieta FODMAP é indicada para você e quais são seus benefícios:

Saiba o que são os FODMAPs e por que as pessoas estão evitando
Saiba o que são os FODMAPs e por que as pessoas estão evitando
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O que são FODMAPs

FODMAPs é uma sigla em inglês que significa Fermentable Oligossacharides, Dissacharides, Monossacharides And Poliols (Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis fermentáveis) e se refere a alimentos que fermentam e são mal absorvidos pelo sistema digestório, causando assim desconforto intestinal como gases, distensão abdominal, diarreia e até Síndrome do Intestino Irritável.

Indicação da dieta low-FODMAP

Seguir uma dieta low-FODMAPS (ou seja, pobre em FODMAPs) pode não ser fácil, mas traz muito benefícios para quem sofre de disfunções intestinais. Ao cortar esses alimentos da alimentação, o intestino funciona melhor, evitando episódios de gases ou constipação. Por isso, se você sofre com algum tipo de desconforto intestinal, procure um nutricionista e invista nessa dieta, que garante melhorar muito sua qualidade de vida.

Quais alimentos evitar

Os alimentos a serem evitados são classificados como oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, que são dificilmente digeridos pelo trato intestinal. Sendo assim, os alimentos a serem evitados são pães, farinhas, biscoitos que contém trigo, centeio ou xarope de milho. Entre as frutas, existem algumas que são ricas em FODMAP como maçã, pera, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, manga, além de frutas processadas em sucos, enlatadas ou secas. Laticínios como leite de vaca, cabra ou ovelha, sorvete, iogurte (mesmo  desnatado), leite condensado, queijo fresco e cremoso (ricota, cottage,  cream cheese) também são ricos em substâncias que fermentam, mas queijos curados, por exemplo, podem ser consumidos. Entre os legumes e hortaliças, os que devem ser evitados são alcachofra, aspargo, beterraba, brócolis, alho, alho-poró,  quiabo, cogumelos,  cebola, couve-flor, pistache, ervilha, grão de bico, feijão, lentilha.

TudoGostoso
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