1 evento ao vivo

Dicas para aumentar a vida útil da geladeira

Para que o eletrodoméstico dure bastante e funcione perfeitamente: confira no blog do TudoGostoso as dicas para aumentar a vida útil da geladeira

6 jan 2020
12h29
  • separator
  • 0
  • comentários

A geladeira é um eletrodoméstico de importância fundamental: ela é responsável pelo armazenamento dos alimentos através da refrigeração, evitando estragos e desperdícios. Por isso, devemos cuidar bem desse aparelho para que possamos garantir que esteja funcionando bem e tenha uma boa vida útil. Por isso, confira 6 dicas para aumentar a vida útil da sua geladeira a seguir:

Confira dicas que vão te ajudar a aumentar a vida útil da sua geladeira
Confira dicas que vão te ajudar a aumentar a vida útil da sua geladeira
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Confira 6 dicas incríveis para aumentar a vida útil da geladeira

Limpe com frequência

Manter a geladeira sempre higienizada e organizada é essencial para que não haja acúmulo de material orgânico que possa levar ao desenvolvimento de bactérias. Além disso, quando limpamos a geladeira com frequência, mantemos tudo sempre organizado, com potes bem vedados e frescos. Dessa forma, também é possível ter uma boa organização que não obstrua a corrente de ar; é essencial ter espaço entre os alimentos para que o ar corra livremente e a geladeira funcione de maneira correta.

A localização correta

A geladeira deve ficar longe de fontes de calor como fogões, fornos e microondas: além de atrapalhar o funcionamento da sua geladeira, eles fazem com que ela perca calor e, assim, não funcione corretamente. É importante também manter a geladeira sobre um piso nivelado, pois o desnível pode danificar o funcionamento do motor. A geladeira também deve ficar a uma distância de 15 cm da parede, pois isso evita que o compensador fique exposto à poeira em excesso.

Atenção à temperatura

Estar atento ao termostato, que é o termômetro da geladeira, é fundamental para garantir que a temperatura esteja correta. O ideal é aquele marque entre 5ºC e 7ºC.

Manter a porta sempre fechada

Manter a porta da geladeira aberta por muito tempo ou abri-la repetidas vezes pode prejudicar o aparelho. Além da queda de temperatura, que pode ser prejudicial para os alimentos, não fechá-la de maneira correta pode comprometer a borracha de vedação. Se essa borracha for comprometida, a geladeira não vai funcionar corretamente além de não resfriar os alimentos como deveria.

Cuidado com o gelo

Dependendo do tipo de aparelho, o congelador precisa ser descongelado para lidar com o acúmulo de gelo em seu interior. Por isso, tome cuidado com o excesso de gelo nas paredes do freezer: se a camada de gelo tiver mais que meio centímetro, é hora de descongelar. Caso contrário, o motor ficará sobrecarregado, gastando mais energia. Atenção: jamais use facas e instrumentos afiados para descongelar, a melhor opção é esperar o gelo derreter sozinho.

Não obstrua a parte traseira

A parte traseira da geladeira é onde se encontra o o condensador, que é responsável pela troca de calor com o ambiente, dando garantia que o eletrodoméstico seja capaz de produzir frio. Sendo assim, ele não pode ser obstruído com roupas, móveis ou paredes muito próximas. Isso fará com que o rendimento da geladeira caia, permitindo que a temperatura suba e prejudicando seu funcionamento no geral.

Veja também:

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade