0

Desinfetar esponjas no micro-ondas: por que não fazer isso?

Você sabia que desinfetar as esponjas no micro-ondas é uma péssima ideia? Vem que o TudoGostoso te explica tudo!

4 abr 2018
18h50
atualizado em 5/4/2018 às 09h10
  • separator
  • comentários

Vamos combinar que é muito difícil manter uma cozinha limpa sem utilizar alguns truques práticos, não é mesmo? No blog do TudoGostoso, você aprende várias dicas que servem para facilitar essa tarefa, como dicas para limpar panela queimada e dicas simples para desentupir a pia da cozinha. Hoje vamos falar sobre um truque que muitas pessoas utilizam: desinfetar a esponja no micro-ondas. Apesar de ser algo comum, isso não é o correto a se fazer. Saiba por que não se deve desinfetar as esponjas no micro-ondas!

Foto: Reprodução/YouTube

Por que não desinfetar as esponjas no micro-ondas?

As esponjas carregam muitas bactérias e fungos. Isso acontece porque, além de estarem sempre em contato com resto de comidas, elas oferecem um ambiente propício para esses micro-organismo se proliferarem graças à umidade e ao calor.

O calor do micro-ondas ajuda a matar apenas os organismos mais fraquinhos, enquanto as bactérias mais fortes continuam lá. Isso pode contaminar o micro-ondas e as comidas que aquecemos lá. Para piorar a situação, como as bactérias fracas foram mortas, as mais fortes conseguem se reproduzir ainda mais! Entre os organismos que comumente são encontrados em esponjas muito sujas está o Moraxella osloensis, uma bactéria que causa pneumonia e meningite.

O correto é trocar as esponjas de cozinha pelo menos uma vez por semana. Para não acabar gerando desperdício, é recomendando lavar bem as esponjas com água fervente e sabão em pó, para depois serem utilizadas em cômodos como banheiros quando elas não servirem mais para lavar louça. Além disso, as esponjas nunca podem ser guardadas em cima de potes com sabão, por conta do ambiente úmido! Isso também serve para as palhas de aço.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade