2 eventos ao vivo

Descubra por que os churros explodem quando são fritos

Chega de churros explosivos! Descubra por que os churros explodem na hora de fritar e como evitar que isso aconteça!

7 jun 2018
18h03
  • separator
  • comentários

Os churros são uma sobremesa de origem espanhola muito querida que ganhou espaço em diferentes países da América, principalmente no Brasil. Os sabores mais comuns são chocolate e doce de leite, mas atualmente existem muitas variações do doce. No TudoGostoso você encontra diversas receitas como bolo de churros, massa de churros, brigadeiro de churros e muito mais. No entanto, muita gente que já tentou fazer o doce original reclama que a massa acaba explodindo na hora de fritar, o que é um problema grave! Mas calma: saiba que tem solução para isso. Hoje vamos explicar por que os churros explodem. Confira!

Churros fritos servidos com chocolate e doce de leite
Churros fritos servidos com chocolate e doce de leite
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Por que os churros explodem?

Os churros são feitos com uma massa que é cozida duas vezes. Primeiro, se cozinha a água com a manteiga, o sal, o açúcar e a farinha. Depois, quando a massa já estiver formada, frita-se o churro. E é nesse último processo que ele acaba explodindo. No entanto, a falha está no primeiro cozimento.

Quando fazemos a massa de churro, precisamos esperar a água com manteiga, sal e açúcar ferver para acrescentar a farinha. Quando a farinha é acrescentada, o fogo precisa estar baixo e você precisa misturá-la bem rapidamente. Uma dica é usar primeiro o fouet e depois uma espátula. Ainda em fogo baixo, cozinhe essa massa até formar uma bola lisa e homogênea.

Agora que vem o pulo do gato: quando a bola de massa se formar, continue mexendo sem parar em fogo baixo por mais uns 2 a 3 minutos. Esse processo serve para secar a massa. O excesso de água na massa quando entra em contato com o óleo quente faz com que ocorra o fenômeno dos churros explodindo.

Máquina de churros
Máquina de churros
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Mas se você pensa que acabou: se engana! Existem mais 2 erros muito comuns que as pessoas comentem na hora de preparar os churros. O primeiro é acrescentar ovos demais! Os ovos também têm muita água e quando se acrescentam mais ovos do que o necessário, eles deixam a massa molhada demais, fazendo com que o churro exploda.

O último erro é a escolha do bico de confeiteiro. Você já sabe que existem diferentes tipos de bico de confeiteiro e cada um serve para uma coisa. O bico de confeiteiro certo para modelar o churro é o bico pitanga. Aquelas linhas nos churros não são à toa: elas permitem que eles cozinhem inteiramente. Quando o churro é liso, ele acaba ficando mal cozido por dentro. As linhas fazem com que os churros fritem melhor e não explodam em você, causando um acidente. Agora que você já sabe por que o churro explode e como evitar, já pode preparar esse doce sem medo!

Churros com as linhas que permitem um cozimento melhor
Churros com as linhas que permitem um cozimento melhor
Foto: Shutterstock / TudoGostoso
TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade