0

Descubra como é feita a verdadeira pizza italiana

Na Itália, pizza é coisa séria: entenda como é feita a verdadeira pizza italiana.

11 mai 2018
10h13
atualizado às 10h24
  • separator
  • comentários

Se tem uma coisa que os italianos levam a sério é a pizza! Os brasileiros também amam essa delícia cheia de queijo e de sabores diversos. Mesmo na Itália, não é qualquer receita que pode ser chamada de pizza: por isso, vamos contar para vocês como é feita a verdadeira pizza italiana e como ela recebe esse título. Confira!

Pizza napolitana verdadeira sendo preparada
Pizza napolitana verdadeira sendo preparada
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Pizza italiana: um negócio sério

A pizza mais famosa da Itália é a pizza napolitana, que foi considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Quem pensa em pizza napolitana já acha logo que é um sabor, mas a verdade é que se trata da receita original de Nápoles. Na Itália (ou em qualquer lugar do mundo), para uma pizza ser considerada verdadeiramente italiana, é necessário comprovar alguns critérios.

Pizza margherita
Pizza margherita
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Esses critérios estão todos descritos em um manual de instruções chamado "Il Disciplinare". Todos os detalhes que tornam a pizza italiana tão majestosa estão nesse documento: o pH da água, a marca de molho de tomate que pode ser usada. Além disso, apenas dois sabores podem ser considerados verdadeiramente italianos: a margherita, feita com tomate, azeite de oliva, mussarela, queijo ralado e manjericão, e a marina, feita com tomate, azeite de oliva, orégano e alho. Isso mesmo: um dos sabores mais tradicionais consiste apenas em molho de tomate, sem queijo!

O manual de instruções foi criado em 1984 em Nápoles, ano em que foi fundada a "Associazione Verace Pizza Napoletana", ou seja, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana. Essa instituição é sem fins lucrativos e foi criada por diversos pizzaiolos, com a intenção de preservar a receita original. Isso porque a pizza é uma das comidas que mais se popularizou no mundo inteiro, fazendo com que ela ganhasse novos sabores e maneiras completamente diferentes de serem feitas.

Pizzaiolo espalhando molho de tomate na massa de pizza
Pizzaiolo espalhando molho de tomate na massa de pizza
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Os restaurantes que seguem as regras descritas no "Il Disciplinare" ganham um certificado. Isso mesmo! Não é só na Itália que você pode encontrar a verdadeira pizza. Diversos restaurantes pelo mundo inteiro conseguiram ganhar o status da "verdadeira pizza napolitana".

Ficou com vontade de experimentar a verdadeira pizza italiana? Existem 5 estabelecimentos no Brasil que ganharam o título: um na capital de São Paulo, um em Juiz de Fora (MG), um em Santo André (SP) e o dois em Brasília.

Novo patrimônio da UNESCO: a arte da pizza napolitana napolitana

 

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade