4 eventos ao vivo

Deficiência de vitaminas e minerais: fique atento aos sinais

A deficiência de vitaminas e minerais pode se manifestar de diferentes formas no corpo. Saiba mais sobre os sinais e cuide melhor da sua saúde!

29 mai 2018
18h03
atualizado às 19h49
  • separator
  • comentários

O TudoGostoso está sempre falando sobre alimentação saudável e os benefícios que os vegetais trazem para o organismo. Para ter mais qualidade de vida é essencial equilibrar a ingestão de nutrientes, suprindo as doses diárias recomendadas. Cada ingrediente tem uma composição química diferente que atua no corpo de forma específica. Muitos problemas de saúde física e mental podem ter base na deficiência de vitaminas e minerais. Descubra os sinais da carência dos nutrientes no seu corpo e melhore a sua vida!

Dieta equilibrada evita a deficiência de vitaminas e minerais
Dieta equilibrada evita a deficiência de vitaminas e minerais
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Deficiência de vitaminas e minerais

A quantidade de nutrientes a serem ingeridos varia de acordo com a idade, estágio da vida, saúde, nível de atividade física e outros fatores. O acompanhamento com um nutricionista é importante para se ter um controle melhor do que o corpo necessita. Alguns sinais de deficiência de vitaminas e minerais podem estar se manifestando no seu organismo sem você perceber. Confira alguns sintomas da carência de alguns nutrientes essenciais.

Vitaminas

Vitamina A: a carência dessa vitamina pode ser manisfestar através de cabelos e peles secas; conjuntivite recorrente; acne; degeneração macular; olhos infeccionados e cegueira noturna.

Vitamina C: a pele e cabelos ressacados também são sinais de deficiência da vitamina C. Além disso, o sangramento recorrente de feridas; demora na cicatrização de machucados; gripes e resfriados constantes; anemia; sangramento nasal; fadiga; fraqueza muscular; hematomas e perda de dentes.

Vitamina D: se manifesta através da obesidade ou sobrepeso; depressão; dores nos olhos; osteoporose; raquitismo e fraqueza muscular.

Dieta equilibrada evita a deficiência de vitaminas e minerais
Dieta equilibrada evita a deficiência de vitaminas e minerais
Foto: Shutterstock

Vitamina E: os sintomas da deficiência são manifestados em problemas oculares, como a retinopatia e catarata; problemas de pele, como a acne, feridas e estrias; anemia leve; problemas de fertilidade e anormalidades no funcionamento cerebral.

Vitamina K: a carência faz manisfestar sangramentos constantes; hematomas que aparecem com mais facilidade; sangramento em excesso na menstruação; sangue nas fezes e a osteoporose.

Vitamina B12: sinais da carência se manifestam como dormência nas mãos e pés; falta de equilíbrio; inchaço ou inflamação na língua; anemia; fraqueza; paranoia ou alucinações; dificuldade cognitiva e perda de visão.

Ácidos graxos essenciais: pele seca e descamando; olhos secos; demora de cicatrização; imunidade baixa e eczema.

Alimentos ricos em ferro
Alimentos ricos em ferro
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Minerais

Cálcio: adormecimento da boca e dos dedos dos pés e mãos; cãibras; fadiga; cabelo e pele seca; osteoporose e unha quebradiça.

Magnésio: contrações musculares e cãibras excessivas; mãos e pés dormentes; síndrome da perna inquieta; fadiga; espasmos das pálpebras; ansiedade; estresse e pressão alta.

Ferro: se manisfesta através da anemia; falta de ar; fadiga; palidez; tontura; fraqueza; dores de cabeça e sangramento excessivo na menstruação.

TudoGostoso

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade