0

Culinária maranhense: conheça 10 pratos típicos do Maranhão

O que você sabe sobre a culinária maranhense? Confira no blog do TudoGostoso os pratos típicos do Maranhão, ricos em sabores e cultura!

30 set 2019
17h41
  • separator
  • 0
  • comentários

O Maranhão é um estado litorâneo nordestino, localizado no oeste da região, em divisa com o Piauí e Tocantins e Pará. Rico em belezas naturais e em cultura, sua culinária é caracterizada pelos sabores regionais e pela riqueza de temperos do Nordeste. Com muita tradição e iguarias, a culinária maranhense é uma das mais consagradas culinárias brasileiras, representando bem a região nordestina. Confira uma seleção de pratos típicos para conhecer um pouco mais sobre a gastronomia do Maranhão:

Arroz de cuxá com peixe frito: prato típico maranhense
Arroz de cuxá com peixe frito: prato típico maranhense
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Arroz de cuxá

Provavelmente o prato mais tradicional da culinária maranhense, o arroz de cuxá é feito com a vinagreira, também conhecida como azedinha. Tradicionalmente servido como acompanhamento para frutos-do-mar, peixes fritos e ensopados, esse arroz demanda maestria em seu preparo, porque a vinagreira é uma erva ácida e amarga, o que dificulta seu preparo e exige um controle de proporções para que o arroz não fique com um gosto ruim. Mas quando bem feito, é uma experiência única para o seu paladar!

Peixada maranhense

Parecida com uma moqueca, a peixada maranhense é um cozido bem temperado de peixe, normalmente feita de pescada, mas também pode ser feita com outros peixes parecidos. Seu diferencial é o ovo cozido que vai junto. Um prato único e típico da região, que vai bem até em dias de calor.

Carne de sol

A carne de sol é um clássico da culinária nordestina como um todo, fazendo parte do dia-a-dia da região. No Maranhão não seria diferente e por isso existem várias preparações diferentes. Desde paçoca de carne de sol até grelhada com bastante manteiga de garrafa, o segredo da versão maranhense está nos acompanhamentos que, além de mandioca frita, farofa e queijo coalho, também pode acompanhar banana frita, bastante arroz e feijão com legumes.

Sururu ao leite de coco

O sururu é um molusco muito consumido no litoral do Nordeste. Extremamente saboroso, permite várias combinações e na culinária maranhense ele se junta ao leite de coco para virar um ensopado parecido com uma moqueca, muito apetitoso e bem temperado com sabores típicos da região como dendê, coentro e pimenta-de-cheiro.

Moqueca de camarão é muito consumida no Maranhão e em todo Nordeste
Moqueca de camarão é muito consumida no Maranhão e em todo Nordeste
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Pratos com camarão

O camarão é uma proteína base da culinária maranhense, sendo muito consumido pela população e em diversos preparos diferentes. Desde frito até em moqueca, o camarão é um curinga dentro dos pratos maranhenses. Ele também pode ser consumido com açaí e em deliciosas tortas!

Pratos com caranguejo

O caranguejo é outra proteína fundamental dos pratos típicos maranhenses: o Maranhão detém 85% dos mangues do Nordeste, habitat natural deste animal. Sendo assim, a pesca de caranguejos é muito exploradas pela população local e isso reflete na alimentação. Feito de diversas formas, a maneira mais típica, entretanto, é provavelmente a caranguejada. Há também a torta maranhense, que é uma torta de massa a base de ovos batidos, que não vai farinha, e é recheada com caranguejo.

Juçara

O juçara é o açaí do Maranhão. As frutas, que são da mesma família, são diferentes entre si, mas são consumidas de maneira semelhante. Apesar de ser consumida com granola e banana por algumas pessoas, a maneira preferida de consumo dos maranhenses é com camarão seco e farinha d'água, podendo ser consumida até com carne de sol.

Doce de espécie

Parecido com um bombocado, o doce de espécie é uma iguaria típica da cidade de Alcântara. Um doce simples e similar a um biscoito caseiro, é feito com farinha e manteiga, sendo recheado com uma espécie de cocada cremosa. É muito tradicional em todo o estado e é bem servido acompanhando um café ou doces de compota.

Mingau de tapioca

Muito consumido em festas de São João, o mingau de tapioca se parece com o curau de milho. De sabor muito leve e fácil de fazer, ele é uma delícia quando servido quente. Para fazê-lo, usa-se tapioca (claro!), leite condensado, leite de coco e canela.

Veja também:

Culinária paraense: conheça 10 pratos típicos do Pará

Culinária goiana: conheça 10 pratos típicos de Goiás

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade