0

Culinária alagoana: conheça 10 pratos típicos

Confira 10 pratos típicos de Alagoas, estado no nordeste do país: saiba mais sobre a rica culinária alagoana e veja que delícias você pode apreciar por lá

7 nov 2019
18h01
  • separator
  • 0
  • comentários

Alagoas é um estado litorâneo brasileiro muito conhecido por suas belezas naturais, sua cultura e também pela sua comida deliciosa. A culinária alagoana, inclusive, é uma das maiores culinárias do Nordeste e do Brasil e onde estão situados grandes restaurantes e tradições gastronômicas. Por estar em uma região litorânea, a gastronomia alagoana faz uso de recursos da região, com pratos que trazem os sabores do mar e das delícias do lugar. Confira 10 pratos típicos do estado do Alagoas e saiba mais sobre essa culinária:

Sururu ao coco: delicioso prato típico de Alagoas
Sururu ao coco: delicioso prato típico de Alagoas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Culinária alagoana: conheça 10 pratos típicos

Sururu ao coco

O sururu é um molusco muito consumido no Nordeste. Nos demais estados da região, existem várias variações do chamado caldinho de sururu, mas a versão alagoana, que é o sururu ao coco, é mais espessa, parecendo um creme. É feito com alho, pimentões, cebola, tomate, pimenta, outros legumes e temperos da região, além do leite de coco, que completa o sabor especial. O sururu é limpo e feito sem casca. Podendo ser servido como prato principal ou tira gosto, acompanha arroz e farofa.

Sururu no capote

Parecido com o sururu ao coco, o sururu no capote é um prato ainda mais tradicional e que também leva o famoso molusco. Esse prato, entretanto, é mais ralo, parecendo um caldo mais líquido, e o sururu é servido dentro da casca. Também é feito com leite de coco, legumes como pimentão e tomate, cebola, alho, coentro, cheiro-verde e outros temperos típicos. É servido dentro de um cuia de madeira, acompanhando arroz, farofa e limão fatiado.

Pituzada

O pitu é um lagostim de água doce, conhecido como "lagostinha". Na culinária alagoana, ele é um ingrediente importante na preparação de diversos pratos. A pituzada é também um caldo mais espesso, preparado com leite de coco, extrato de tomate, farinha de mandioca, cebola, alho e cheiro-verde. Normalmente é servido com arroz e pirão e é muito apreciada pelos alagoanos e pelos turistas que vão conhecer o estado.

Siri mole ao coco

O coco é a base da preparação de muitos pratos do estado, sobretudo quando acompanhado por algum fruto do mar. O siri mole, por exemplo, é um dos frutos do mar mais consumidos do estado. O siri mole ao coco, que parece uma moqueca, é feito com leite de coco, siri mole refogado, alho, cebola, pimentão, tomate, coentro, farinha de mandioca e outros temperos da região, sendo servido acompanhado de arroz e farofa.

Arrumadinho de feijão: prato simples e tradicional da região
Arrumadinho de feijão: prato simples e tradicional da região
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Arrumadinho de feijão

O arrumadinho de feijão é um prato muito consumido no estado, muito simples e saboroso. Pode ser feito com feijão verde ou feijão fradinho, sendo preparado com carne de sol, linguiça e ervas frescas. Tradicionalmente é servido com molho vinagrete e farofa.

Feijão de coco

O feijão de coco é muito consumido em todo o Nordeste. Parecido com o caldinho de feijão, prato típico carioca, o feijão de coco é um caldo cremoso de feijão, podendo ser feito com feijão preto ou feijão carioca, preparado com coco ralado, leite de coco, cebola e pimenta. Apesar da combinação soar um pouco estranha, é um prato tradicional cheio de sabor, perfeito para ser servido com peixe e arroz.

Umbuzada sertaneja

O umbu é uma fruta típica da região nordestina, nascida do umbuzeiro, conhecido como "árvore sagrada do sertão". Também conhecida como imbu, essa fruta é muito aquosa e seu consumo in natura é muito apreciado. Para fazer a umbuzada, a fruta é escaldada com água fervente e é misturada com leite e açúcar, formando um creme. É um prato típico do café da manhã, pois dizem que ela dá energia para começar o dia.

Bolinhos de goma de Maragogi

Maragogi é considerada uma das maiores belezas naturais do Brasil e fica localizada no litoral de Alagoas. Os bolinhos de goma são pequenos "biscoitinhos" feitos à mão, preparados manualmente num processo artesanal. A receita é simples e leva leite de coco, amido de milho, manteiga, açúcar e gema de ovo.

Pudim de tapioca, sobremesa amada pelos brasileiros
Pudim de tapioca, sobremesa amada pelos brasileiros
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Pudim de tapioca

O pudim de tapioca é um doce que conquistou todos os brasileiros, mas sua origem é alagoana, podendo ser encontrado com muita facilidade no estado, estando sempre nas mesas dos alagoanos. Ele é feito com tapioca, açúcar, leite, ovos, coco e manteiga, além do açúcar caramelizado típico dos pudins.

Batata-doce com leite de coco

O coco mais uma vez se faz presente da culinária alagoana. Apesar de ser de origem tailandesa, a batata-doce com coco já faz parte da cultura e da gastronomia local do estado, sendo muito consumido pelos alagoanos. Apesar de soar como uma combinação estranha, o sabor desse prato conquista pela simplicidade. Para fazê-lo, basta cozinhar a batata-doce e fazer uma espécie de purê, depois juntá-lo com leite de coco, açúcar e manteiga, podendo ser adicionado também leite condensado e creme de leite.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade