0

Cuidados com os alimentos durante o verão

Com a chegada das altas temperaturas é importante ficar atento aos ingredientes das receitas. Confira alguns cuidados com os alimentos durante o verão!

31 dez 2019
14h53
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Os próximos meses prometem muito sol e calor na maioria das regiões do país. E é nessa época do ano que devemos ter mais cuidados com os alimentos e os ingredientes das receitas. As altas temperaturas favorecem o crescimento de bactérias, o que pode gerar sérias contaminações alimentares. Por isso, o TudoGostoso te ensina algumas dicas e cuidados com os alimentos durante o verão. Fique ligado e aproveite essa estação da melhor forma.

Cuidados com os alimentos durante o verão

Cuidados com os alimentos durante o verão: veja as dicas
Cuidados com os alimentos durante o verão: veja as dicas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

De olho no mercado

É na hora de fazer as compras e na escolha dos ingredientes que você deve estar mais atento. Na época do verão e das altas temperaturas, é importante se certificar da origem dos produtos, se os mercados são de confiança, se os alimentos estão bem embalados e com o selo da vigilância sanitária. Tudo isso irá garantir uma maior segurança no preparo das receitas. Dica: muita atenção com os alimentos congelados. Verifique se eles estão com alguma crosta mais grossa, que significa que eles descongelaram muitas vezes. Ou ainda, se estão muito moles e com poças de água em volta. O ideal é sempre dar preferência para os alimentos mais frescos e que foram muito bem refrigerados.

Fuja dos alimentos crus

A gente sabe que nessa época as pessoas só pensam em preparar e consumir receitas mais leves. Alimentos frescos, geladinhos e que possam diminuir o grande calor. Mas é preciso um certo cuidado, principalmente com os ingredientes crus e mal preparados. Carnes, leites e ovos são os itens mais perigosos e que devem receber atenção redobrada. Por isso, tente fugir de carnes mal passadas, peixes crus e maioneses caseiras (feitas com ovos crus). Além disso, tome muito cuidado com as frutas cítricas como as laranjas e os limões. Elas podem deixar algumas marcas e até mesmo certas queimaduras na pele se expostas ao sol. Por isso, lembre-se sempre de lavar as mãos ao manuseá-las.

Higiene em primeiro lugar

Uma das coisas mais importantes é a higiene, tanto dos alimentos quanto a pessoal. Antes de entrar na cozinha se certifique que suas mãos estão devidamente limpas e higienizadas. Além disso, organize o espaço dos preparos dos alimentos, nunca misture ingredientes crus com outros itens do cardápio. Isso vai impedir a famosa e temida contaminação cruzada, onde as bactérias de um alimento podem passar facilmente para o resto da sua cozinha. Dica: sempre higienize e refrigere muito bem seus alimentos nessa época do ano. Restos de comida não devem ficar mais do que 2 horas fora das geladeiras ou freezers.

Veja também:

3 sobremesas fáceis
TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade