2 eventos ao vivo

Conheça as diferenças entre mandioca e mandioquinha

Saiba quais são as diferenças entre mandioca e mandioquinha e descubra quais são suas utilidades nas receitas e outras curiosidades

18 jun 2019
16h54
  • separator
  • comentários

A mandioca e a mandioquinha têm nomes muito parecidos e há quem pense que são a mesma coisa, o que não é verdade: por isso, conheça a seguir as diferenças entre mandioca e mandioquinha.

Veja a seguir quais são as diferenças entre mandioca e mandioquinha
Veja a seguir quais são as diferenças entre mandioca e mandioquinha
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Conheça as diferenças entre mandioca e mandioquinha

Mandioquinha

Conhecida como batata-baroa, batata salsa e aipim branco, a mandioquinha é uma planta de cultivo rudimentar com grande importância na alimentação de países sul-americanos como Colômbia, Peru e Equador. Ela teve origem nos Andes e era desconhecida pelos brasileiros até meados de 1907, quando foi trazida para o país.

A mandioquinha é rica em vitamina C e em vitaminas do complexo B (tiamina e niacina). Seu consumo está ligado ao bom funcionamento do intestino, pois ela é rica em fibras insolúveis e ao prolongamento da sensação de saciedade.

Mandioca

Também chamada de aipim, macaxeira e maniva, a mandioca é uma raiz originária da América do Sul que está presente na alimentação brasileira desde antes da chegada dos portugueses, que desenvolveram técnicas de cultivo domesticadas da raiz. Cerca de 50% do consumo do país de mandioca vem do Nordeste e o consumo anual do brasileiro do alimento é de 50 kg, um número impressionante se comparado à média mundial de 17 kg.

Atualmente, o país, junto com a Índia, é o principal produtor e exportador de mandioca, que pode ser comercializada de diversas maneiras como in natura, como farinha, fécula, polvilho e até tapioca. Essa versatilidade abre espaço para uma infinidade de receitas e sabores, doces e salgados, que a mandioquinha pode compor. A mandioca é um carboidrato fonte de vitaminas e minerais muito indicado para quem faz atividade física, tanto no pré quanto no pós-treino.

TudoGostoso
  • separator
  • comentários
publicidade