0

Conheça 5 tipos de manteiga e suas características

Saiba mais sobre 5 tipos de manteiga e suas características: manteiga sem sal, com sal, acidificada, clarificada e extrafina

23 ago 2019
15h17
  • separator
  • 0
  • comentários

Aquela manteiga derretida no pão quentinho tem o seu valor, né? Esse produto lácteo também é muito usado em receitas doces e salgadas, como bolos, tortas e aves. Mas se você acha que manteiga é tudo igual, confira a seguir 5 tipos de manteiga e suas características.

Saiba mais sobre 5 tipos de manteiga e suas características
Saiba mais sobre 5 tipos de manteiga e suas características
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Conheça 5 tipos de manteiga e suas características

Manteiga sem sal

Ela é feita com a nata ou creme de leite que passaram pela pasteurização, ou seja, processo em que consiste no superaquecimento de um alimento por um período curto de tempo e depois por um resfriamento rápido que impede o desenvolvimento de micro-organismos. A manteiga sem sal é um produto sem conservantes e mais delicado e costuma ser usado no preparo de receitas como tortas e bolos.

Manteiga com sal

É preparada através do mesmo processo que a manteiga sem sal passa, mas, no fim ela recebe aditivo de sódio. Antigamente, o sal era usado como conservante e, hoje, cada fabricante uma quantidade de sal diferente.

Manteiga acidificada ou fermentada

Esse tipo de manteiga não é muito comum no Brasil. Durante sua produção, ela recebe uma adição de cultura de bactérias e mais gordura. A manteiga acidificada ou fermentada tem um sabor um pouco picante.

Manteiga clarificada (manteiga ghee)

Para produzir a manteiga clarificada, o ingrediente passa por um aquecimento controlado em fogo baixo e os componentes da manteiga são separados. Durante o processo de clarificação, a manteiga ghee é derretida em banho-maria; os resíduos vão para a superfície e formam uma espuma, que é retirada várias vezes até sobrar um óleo transparente, livre de elementos sólidos, livre de água, toxinas e açúcares do leite.

Manteiga de baratte ou extrafina

Essa manteiga tem origem na França e é feita numa batedeira de madeira, geralmente com leite cru, ou seja, não pasteurizado. Por não passar por processo de pasteurização, o sabor do leite é influenciado pela alimentação dos animais, o que pode mudar o sabor da manteiga.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade