4 eventos ao vivo

Como temperar peru de Natal: confira as dicas do TudoGostoso

Confira essas dicas de como temperar o peru de Natal e arrase no preparo da sua ceia!

14 nov 2018
14h33
  • separator
  • 0
  • comentários

 Peru de Natal: aquele prato que não pode falta na ceia! No TudoGostoso, você encontra receitas deliciosas com essa ave, como peru simples e peru recheado. Se você nunca sabe bem como temperar essa proteína, confira nossas dicas de como temperar peru de Natal e deixe seu prato ainda mais gostoso!

Como temperar peru de Natal: confira as dicas

Como temperar peru de Natal
Como temperar peru de Natal
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Descongele e limpe

Comece escolhendo o tamanho da ave de acordo com o número de pessoas da sua ceia. Antes de prepará-lo, retire do congelador e deixe na geladeira descongelando por pelo menos 15 horas. O ideal é não temperar o peru de Natal congelado: as ervas e temperos não grudam na carne congelada. Depois de descongelado, dê uma lavada na ave em água corrente, retire a embalagem de miúdos do seu interior e seque delicadamente com papel-toalha.

Use uma marinada

A maioria das aves já são vendidas temperadas, mas isso não impede que você mesmo faça um tempero caseiro. Além de dar mais sabor, você pode dar um toque mais pessoal ao prato. Por isso, dependendo do tamanho da sua ave, não se esqueça de deixar o peru marinando algumas horas! Esse tempo com sal, ervas, vinho, vinagre e temperos frescos vai deixar o peru mais suculento. Dica: reserve a marinada no final do processo.

Mais tempero é sinônimo de mais maciez

Quanto mais tempo o peru ficar temperado e marinado, mais macia sua carne ficará! Por isso, depois de marinar por algumas horas (depende sempre do tamanho: quanto maior mais tempo) levante com cuidado a pele das coxas e do peito da ave. Espalhe bastante manteiga (temperatura ambiente) por baixo da pele e finalize com algumas ervas frescas por cima, colocando a pele no lugar novamente. Dica: tente não usar limão nos temperos: é um ingrediente muito forte para esse tipo de carne!

Fique de olho no tempo de preparo do peru
Fique de olho no tempo de preparo do peru
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Calcule o tempo

Coloque o peru em uma assadeira um pouco maior que ele. Despeje a marinada reservada e cubra tudo com papel-alumínio. O tempo de forno vai depender da potência do seu fogão e o tamanho da ave. O importante é lembrar de banhar a ave por inteira com a marinada. Depois de perceber que o peru está cozido por inteiro, retire o papel-alumínio, regue com a marinada e um pouco de azeite e deixe dourar por, no mínimo, 30 minutos. Um jeito de saber se o peru está cozido: espete uma faca em alguma parte mais grossa da carne e veja se ela sai quente.

Finalize antes de levar à mesa

Antes de levar o prato para à mesa, não esqueça de dar os toques finais. Para que o peru fique ainda mais temperado e suculento, transfira a ave para uma outra travessa e com a marinada restante faça um molho mais encorpado. Você pode usar vinho, mel, suco de maçã e até geleias: solte sua imaginação e deixe a mistura mais grossa e temperada. Leve ao fogo e, quando estiver pronto, sirva à parte com o peru. Dica: você pode fazer uma misturinha com manteiga derretida e algumas ervas frescas para despejar no peru antes de levar à mesa.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade