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Como os alimentos antioxidantes podem ajudar a sua pele

Para garantir uma aparência saudável: confira no blog do TudoGostoso os alimentos que ajudam a proteger as células e a mantê-las saudáveis

11 mai 2018
11h16
atualizado às 11h24
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O aparecimento das ruguinhas na pele ao longo dos anos é algo supernatural, mas, cá entre nós: quem não quer ter aquela pele de pêssego preservada? Usar filtro solar é um hábito muito importante para evitar o aparecimento de manches e do envelhecimento precoce. Porém, as mudanças também podem ocorrer de dentro para fora, através de uma alimentação saudável. Afinal, como diria o ditado: você é o que você come! Além da água, alguns alimentos antioxidante, podem ser grandes aliados para garantir uma pele incrível. Por isso, confira a seguir como os alimentos antioxidantes podem ajudar a sua pele!

Smoothie de cenoura, manga e laranja
Smoothie de cenoura, manga e laranja
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como os alimentos antioxidantes podem ajudar a sua pele

Alimentos que contém antioxidantes ajudam a proteger as células e a mantê-las saudáveis e jovens por mais tempo. Isso porque o antioxidante age amenizando a ação dos radicais livres, que são responsáveis por causar danos às células e causar envelhecimento precoce. Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas pelas nossas células durante o processo de queima de oxigênio, utilizado para transformar os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Em níveis considerados normais, os radicais livres não fazem mal ao organismo, mas, em excesso, eles podem ser tóxicos.

Uma alimentação equilibrada pode ajudar a neutralizar os efeitos dos radicais livres sobre as células. Os alimentos ricos em antioxidantes também são ricos em outros nutrientes que podem auxiliar no pleno funcionamento do organismo e, dessa forma, contribuir para um corpo mais saudável. Confira quais são:

Frutas cítricas

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são reconhecidas por ajudarem na absorção do colágeno pelo organismo. Dessa forma, podem te ajudar a ter uma pele mais firme e a retardar o aparecimento de rugas. Por isso, aposte em laranjas, limões e abacaxis!

Frutas vermelhas

Se você já amava frutas vermelhas, vai amar mais ainda! Essas belezinhas possuem polifenóis, substâncias antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres. Ou seja: motivos de sobra para incluir morangos, amoras e framboesas no cardápio.

Cereal servido com pedaços de morango
Cereal servido com pedaços de morango
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Alimentos de cor alaranjada

Por possuir uma grande quantidade de betacaroteno, essa substância antioxidante ajuda a manter as células hidratadas e saudáveis. Além disso, no organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, colaborando para a produção de colágeno e mandando a flacidez e rugas para longe. Por isso, fica a dica: inclua alimentos como cenoura, pêssego e manga na sua alimentação!

Aveia

Que tal incluir a aveia no seu café da manhã? A aveia é rica em silício, um nutriente que potencializa a ação do colágeno sobre a pele. Além disso, o cereal contém vários benefícios como antioxidantes, anti-inflamatórios, nutrientes e fibras capazes de reter água que o tornam um grande aliado para a proteção da pele.

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