6 eventos ao vivo

Como o chocolate em pó é feito: confira

Para matar a curiosidade: confira como o chocolate em pó é feito!

2 jul 2018
15h24
  • separator
  • 1
  • comentários

O chocolate em pó é um ingrediente feito à base de cacau muito usado em receitas como bolo de chocolate, chocolate quente, brigadeiro e muito mais. Hoje o TudoGostoso vai falar mais sobre esse alimento e explicar como o chocolate em pó é feito. Ficou curioso? Então, vem com a gente!

Chocolate em pó
Chocolate em pó
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como o chocolate em pó é feito?

Todo tipo de chocolate é obtido através do cacau, seja ele em barra ou em pó. O cacau é o fruto do cacaueiro e ele pode ser encontrado em diversas cores: amarelo, vermelho, laranja, verde ou roxo. Ao abrir o cacau, nos deparamos com várias sementes envoltas por uma polpa bem adocicada. Cada cacau pode possuir entre 30 a 50 sementes, dependendo do seu tamanho. É a partir dessas sementes que o chocolate é produzido.

O primeiro passo da produção do chocolate é retirar as sementes do fruto e separá-la da polpa. Em seguida, as sementes são deixadas ao sol por aproximadamente 8 dias. Esse procedimento serve para que elas sequem bem, além de impedir que elas germinem.

Depois que as sementes estão bem secas, elas são levadas para um forno bem quente para serem torradas lentamente, garantindo que toda a água seja eliminada. Por conta disso, o cheiro do cacau fica bem mais forte e característico.

Na sequência, quando as sementes já estão bem torradinhas, elas são resfriadas e logo depois trituradas em um moinho. Ao serem trituradas, formam uma massa bem pastosa. Isso acontece porque as sementes de cacau possuem altos níveis de gordura. Depois algumas substâncias são acrescentadas para diminuir a acidez. A partir de então, essa pasta é levada para uma prensa. Esse prensado resulta em dois produtos: a manteiga de cacau e a torta de cacau.

Para fazer o chocolate em pó, é usado a torta de cacau. Ela é triturada depois peneirada. Assim se forma o cacau em pó. Para obter o chocolate em pó depois é bem simples: basta adicionar açúcar ao cacau em pó.

TudoGostoso
  • separator
  • 1
  • comentários
publicidade