0

Como montar um prato saudável no self-service

Veja como evitar uma miscelânea supercalórica durante a refeição: confira as dicas de como montar um prato saudável no self-service

23 mai 2019
15h37
  • separator
  • 1
  • comentários

Os restaurantes self-service podem ser uma tentação, né? Com uma diversidades de pratos, eles podem ser uma armadilha para aqueles que não sabem combinar bem os elementos de sua refeição. Muita gente acaba misturando sushi, churrasco, bolinha de queijo, pastel, arroz, feijoada… Fazendo isso com frequência, ganho de peso ou problemas de saúde como gastrite podem surgir. Para ajudar você a montar um prato saudável no self-service, selecionamos algumas dicas simples que vão garantir ingestão de nutrientes e uma vida mais leve.

Como montar um prato saudável no self-service: veja as dicas
Como montar um prato saudável no self-service: veja as dicas
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como montar um prato saudável no self-service

1) Opte por somente um tipo de proteína animal: nada de misturar filé de peixe, frango empanado e bife à parmegiana. Além disso, dê preferência por preparações assadas ou grelhadas.

2) Ocupe metade do seu prato com salada de folhas ou de legumes: isso vai garantir a sensação de saciedade e também a ingestão de nutrientes.

3) Na hora de temperar a salada, esqueça os molhos prontos, pois eles podem ser muito calóricos. Boas opções para temperar são o azeite (em quantidade moderada), o limão, o vinagre e o sal.

4) Escolha somente um tipo de carboidrato, como arroz, aipim, macarrão ou batata e não exagere na quantidade.

5) Fique atento ao preparo dos pratos: opte por berinjela assada no lugar de berinjela à parmegiana, por exemplo. Os restaurantes self-service costumam oferecer muitas opções empanadas, gratinadas com queijo, com molho branco e outras formas de preparo muito calóricas. No dia a dia, escolha as opções mais simples.

6) Parece impossível resistir a tantas opções oferecidas, como pudins, pavês e tortas, mas que tal escolher um dia só para pegar a sobremesa? No restante dos dias, coma um frutinha ou bananada sem açúcar, por exemplo.

7) Uma dica extra: que tal experimentar não ingerir líquidos durante a refeição? Consumir bebidas durante as refeições pode prejudicar a digestão e ainda causar distensão abdominal. Se for muito difícil ficar sem beber, escolha água.

TudoGostoso
  • separator
  • 1
  • comentários
publicidade