0

Como limpar sardinha: confira as dicas e uma receita deliciosa

Confira como limpar sardinha: veja as dicas do TudoGostoso para deixar o peixe pronto para consumo em poucos passos

2 set 2019
18h05
  • separator
  • 0
  • comentários

A sardinhas são peixes deliciosos e fazem muito bem à saúde, pois são ricos em ômega 3. Se você tem o hábito de comprá-las frescas, mas tem dúvidas sobre como limpar, temos ótimas dicas: confira a seguir como limpar sardinha de forma prática e também uma receita com o ingrediente.

Como limpar sardinha: confira as dicas e uma receita deliciosa

Como limpar sardinha: veja as dicas e uma receita deliciosa do TudoGostoso
Como limpar sardinha: veja as dicas e uma receita deliciosa do TudoGostoso
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Escolha sempre o mais fresco

O que a gente vive repetindo por aqui: dê preferência as produtos frescos! Fique atento à cor, ao aroma e à textura do peixe antes de comprar.

Separe os materiais certos

Para fazer o processo completo, você vai precisar de alguns utensílios. Separe uma sacola ou algumas folhas de jornal para jogar os restos do peixe fora. Além disso, deixe à mão uma colher, uma faca afiada e um recipiente fundo. Dica: aqui você pode usar um escorredor de macarrão ou uma tábua de corte para apoiar os peixes enquanto limpa. Arrume tudo e apoie em algum espaço o mais perto da pia possível, porque é lá que você vai fazer a maioria dos processos.

Limpe sempre com calma

Para limpar a sardinha você deverá ter em mente qual receita você irá fazer depois. Pois, elas podem ficar de 3 maneiras diferentes: inteiras, sem a cabeça e a barriga ou somente o filé. Para todos esses processos, você deverá começar retirando as escamas. Use uma faca ou uma colher (a colher pode ser melhor e mais delicada para isso) e raspe todas as escamas da sardinha. Sempre no movimento contrário ao crescimento delas, do rabo para a cabeça. Faça isso com cuidado e delicadeza: a pele pode arrebentar se você forçar muito. Faça isso de preferência na água corrente, dentro da pia. A água vai ajudar no processo e não deixar nenhuma escama grudada. Depois disso, você já pode levar a sardinha para uma grelha ou frigideira, ou continuar o processo de limpeza:

Sem a cabeça e a barriga: se você optar por continuar a limpeza, o próximo passo é retirar a cabeça da sardinha. Com uma faca afiada, retire completamente as cabeças das sardinhas (você pode usá-las para um caldo de peixe ou até mesmo em um molho). Depois disso, retire a nadadeira que fica na parte de cima do peixe. Use uma faca ou uma tesoura afiada para fazer isso. Após, com cuidado, faça um corte na parte inferior, retirando um pedaço da barriga do peixe. O ideal é usar uma faca pequena para fazer isso. Assim que você retirar esse pedaço, lave e dê uma esfregada com os dedos (delicadamente) para que saiam as vísceras e um pouco das espinhas. Com ela desse jeito você também pode preparar diversas receitas como uma deliciosa escabeche.

Filé da sardinha: depois de deixar as sardinhas sem as escamas, cabeça, barriga e nadadeira, você ainda pode continuar limpando. Se optar por esse caminho, você terá filés de sardinha sem espinhas, prontos para uma receita maravilhosa de sardinha grelhada. Assim que você terminar de fazer o corte na barriga do peixe, retire completamente o rabo. Com a mesma faca que você usou, continue o corte até o final, abrindo o peixe ao meio. Com muita delicadeza, enfie 2 dedos e vá retirando a espinha principal. Abrace a espinha com os dedos (como se fosse uma pinça) e puxe com cuidado no sentido do rabo para a cabeça. Você vai ver como ela solta com facilidade e as espinhas saem completamente na sua mão. Após, lave bem os filés em água corrente, retire qualquer espinha que possa ter ficado grudada e tempere de acordo com seu gosto.

Não esqueça de limpar as sardinhas na pia: isso vai ajudar em todo o processo
Não esqueça de limpar as sardinhas na pia: isso vai ajudar em todo o processo
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Receita de sardinha frita

Ingredientes

500 g de sardinha limpa (o filé)
2 limões
3 dentes de alho
sal e temperos a gosto
óleo para fritar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo ou fubá

Modo de preparo

Limpe as sardinhas de acordo com a terceira dica.
Deixe os filés preparados para receber o tempero.
Tempere o peixe com o sal, o alho amassado, o limão e os temperos a gosto.
Deixe marinando por pelo menos 15 minutos nessa mistura.
Após, passe os filés na farinha ou no fubá, retire o excesso e frite no óleo quente.
Quando estiverem douradas, retire e escorra no papel-toalha.

TudoGostoso
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade